Festival Assad enaltece as mulheres na música instrumental em sua próxima edição
Lyra Orchestra de Ribeirão Preto | Divulgação

Depois de celebrar seus 10 anos em 2022, o Festival Assad está de volta para mais uma edição dedicada aos amantes da música instrumental.

O evento, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho em São João da Boa Vista, em São Paulo, anunciou uma programação gratuita com mais de 10 horas de música ao vivo.

A 11ª edição do evento irá enaltecer as mulheres da música instrumental apresentando grupos compostos majoritariamente por musicistas mulheres, para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras.

De acordo com Fafá Noronha, diretora e uma das idealizadoras do Festival, a ideia de celebrar as mulheres surgiu no ano passado quando, juntamente com Vânia Noronha, também criadora do evento, esteve no Festival de Verão de Campos do Jordão que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso.

Em nota, Fafá explicou:

Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. Clarice é uma das poucas referências quando pensamos em compositoras de música erudita contemporânea, por isso trouxemos essa temática ao Festival. A ideia é valorizar todas as artistas que desbravam esse concorrido mercado musical que, por sua vez, reflete a sociedade sexista em que vivemos.

Confira abaixo a programação da próxima edição do Festival Assad e acompanhe o site do evento para novas atualizações.

Festival Assad

Entre as apresentações confirmadas do evento estão grupos e artistas como Quarteto Abayomi, Jazzmin’s, Lyra Orchestra de Ribeirão Preto, Clube do Choro Jorge Assad, Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima), Grupo Mawaca e muitos outros.

Além de muita música, o Festival Assad também oferece ao público oficinas e masterclasses gratuitas, com o intuito de contribuir com a formação de jovens músicos.

O festival foi batizado com o nome da família Assad, que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad, a cantora, violonista e compositora Badi Assad, e a compositora, arranjadora, pianista e cantora Clarice Assad.

PROGRAMAÇÃO
Oficinas – 10h às 12h – Local: Clac – Centro Livre de Arte e Cultura.
27/07 – Quinta-feira – Nilze Carvalho – Oficina sobre Ivone Lara
28/07 – Sexta-feira – Cristina Braga Ricardo Medeiros e Joca Moraes
29/07 – Sábado – Quarteto Abayomi
30/07 – Domingo – Grupo Mawaca
30/07 – Domingo – Jazzmin´s * 18h

Masterclasses – 14h às 18h – Local: Clac – Centro Livre de Arte e Cultura.
27/07 – Quinta-feira – Carol Panesi – Improvisação e Criatividade
28/07 – Sexta-feira – Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima)
29/07 – Sábado – Cecília e Fernando ( Duo Siqueira Lima)

Shows
26/07 – Quarta-feira – 20h30 – Nilze Carvalho e Trio
27/07 – Quinta-feira – 20h30 – Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes
28/07 – Sexta-feira – 20h30 – Carol Panesi, Ajurinã Zwarg e Fábio Leal
29/07 – Sábado – 17h* – Quarteto Abayomi
29/07 – Sábado – 20h30 – Grupo Mawaca
30/07 – Domingo – 9h30 – Clube do Choro Jorge Assad (Foyer do Theatro)
30/07 – Domingo – 11h – Lyra Orchestra de Ribeirão Preto
30/07 – Domingo – 19h – Jazzmin´s Big Band

*As apresentações serão no Theatro Municipal, com exceção do show do dia 29, às 17h, que ocorrerá no Fonteatro Emílio Caslini – Praça Cel. Joaquim José.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!