Djavan é criticado por extremistas que confundiram catalão com linguagem neutra
Reprodução/Instagram

A linguagem neutra é uma adaptação do português usada para que pessoas que não se identificam com os gêneros masculino e feminino se sintam representadas. Já o catalão é a língua que se fala em algumas regiões da Europa, como a Catalunha, e quem se viu envolvido no meio de uma confusão entre ambas foi Djavan.

Isso porque alguns de seus fãs mais ligados ao extremismo e conservadorismo confundiram essas duas coisas em um post do cantor no Instagram nesta quarta-feira (28). Na ocasião, ele divulgou um show que fará em Barcelona, na Espanha, usando a frase “últimes entrades”, que significa “últimas entradas” em catalão.

Nos comentários, algumas dessas pessoas estão acusando o músico brasileiro de “lacração” ao querer usar a linguagem neutra, dizendo que esse tipo de expressão não está no dicionário brasileiro:

Poderias traduzir o que seria ÚLTIMES ENTRADES? Não achei essas palavras no PRIMO AURÉLIO.

Outro fã desavisado escreveu que um cantor inteligente como Djavan não deveria usar a linguagem neutra, mas cometeu ele mesmo um erro de concordância:

NÃO. DJAVAN É CULTURA E INTELIGÊNCIA. NÃO EXISTE ESSA PALAVRAS (sic) ACIMA.

É, Djavan… mais fácil aprender japonês em braille do que entender o ódio e a desinformação de algumas pessoas na internet, né?

A turnê de Djavan na Espanha

Em tempo, o show do brasileiro em Barcelona vai acontecer no dia 3 de julho. Antes ele levará a elogiada turnê “D”, sobre a qual ele conversou com o TMDQA!, para o San Javier Jazz Festival, também na Espanha.

Veja abaixo o post do cantor no Instagram que gerou a confusão e divirta-se com os comentários. É rir pra não chorar!

LEIA TAMBÉM: Djavan é alvo de golpista que está cobrando por supostos encontros no camarim

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Djavan (@djavanoficial)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!