Entenda a síndrome de Tourette, que afeta Lewis Capaldi
Imagem: Divulgação

Um momento lindo como só a música pode proporcionar viralizou neste fim de semana, quando Lewis Capaldi recebeu a ajuda do público para concluir seu show no Glastonbury, interrompido mais cedo por manifestações da síndrome de Tourette que ele sofre.

Nesta terça-feira (27), o cantor escocês de 26 anos anunciou que irá deixar de se apresentar ao vivo por um período, justamente para cuidar de sua saúde física e mental. Você pode conferir um registro do momento em questão, que deu início a toda essa sequência de eventos, clicando aqui.

Capaldi deixou claro que não se trata de um adeus definitivo dos palcos, mas disse que os shows que ele cancelou três semanas antes do Glastonbury não foram suficientes para se recuperar (veja o comunicado na íntegra mais abaixo):

Eu costumava aproveitar cada segundo dos meus shows, e tinha a esperança de que três semanas longe resolveriam. Mas a verdade é que ainda estou aprendendo a me ajustar aos impactos da Tourette, e no sábado ficou óbvio que preciso gastar muito mais tempo organizando a minha saúde física e mental para que eu consiga continuar fazendo tudo que amo por muito tempo.

Lewis Capaldi não é o único famoso que já falou publicamente sobre a síndrome de Tourette. A cantora Billie Eilish tratou do assunto após ter uma manifestação gravada durante entrevista a David Letterman no programa My Next Guest (veja ao final da matéria).

Kurt Cobain, saudoso líder do Nirvana, embora nunca tenha sido oficialmente diagnosticado com a doença, até fez uma música com o título “Tourette’s”, presente no álbum In Utero (1993), como você pode conferir ao final da matéria.

Mais ainda, estudiosos sobre a vida de Wolfgang Amadeus Mozart dizem que, lá atrás, o compositor austríaco também apresentava a síndrome.

Afinal, o que é a síndrome de Tourette?

A Tourette é um distúrbio neurocomportamental que causa tiques motores como piscar ou contrair um músculo involuntariamente, ou tiques vocais como limpar a garganta e emitir sons ou até palavras completas.

A doença costuma se manifestar na infância e geralmente está associada a transtornos como TOC e TDAH, além de poder provocar ansiedade e fobia social, já que as manifestações podem causar constrangimento aos pacientes.

Embora a síndrome não tenha cura, os sintomas costumam diminuir com o passar dos anos, e o tratamento psicológico associado a medicamentos antipsicóticos pode reduzir bastante os problemas causados por ela.

A rotina de uma pessoa com síndrome de Tourette foi muito bem documentada pelo próprio Lewis Capaldi no documentário How I’m Feeling Now, disponível na Netflix.

Desejamos que ele se recupere logo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!