Vocalista do Rammstein em Moscow, 2012
Foto de vocalista do Rammstein por Shutterstock

A banda alemã Rammstein está enfrentando algumas consequências depois que as autoridades alemãs abriram uma investigação contra o vocalista Till Lindemann.

No mês passado, uma série de acusações contra comportamentos abusivos do cantor ganhou força depois que a fã irlandesa Shelby Lynn alegou que sua bebida foi supostamente adulterada por Lindemann e sua equipe para depois cometerem atos de abuso.

Como te contamos aqui, a situação teria ocorrido durante um show especial para membros do fã-clube da banda em Vilnius, capital da Lituânia, celebrando o início da turnê “Europa Stadion”.

Segundo as alegações, fãs mulheres do Rammstein estavam sendo procuradas por membros da equipe da banda e sendo convidadas para a festa “Row 0”, que ocorre nos bastidores do show e onde potencialmente participariam de relações sexuais com Till Lindemann (via The PRP).

Por meio de seus advogados, o vocalista da banda alemã negou as acusações de má conduta e apontou que elas são, “sem exceção, falsas”.

Autoridades alemãs abrem investigação contra Till Lindemann

A Agence France-Presse (AFP) relata que as autoridades de Berlim emitiram um comunicado sobre a investigação, que destaca a abertura de “processos preliminares” contra o vocalista por “alegações relacionadas a crimes sexuais e distribuição de narcóticos”.

A agência de notícias também informou que outras festas do “Row 0” foram canceladas nos próximos shows da banda após as alegações.

Rammstein se pronunciou sobre acusações contra vocalista

Com a repercussão dos rumores, o Rammstein se pronunciou no início deste mês. Em suas redes sociais, eles compartilharam um recado que dizia:

As publicações dos últimos dias têm causado irritação e questionamentos no público e principalmente entre os nossos fãs. As alegações nos atingiram muito e as levamos extremamente a sério.

Dizemos aos nossos fãs: é importante para nós que você se sinta confortável e seguro em nossos shows – na frente e atrás do palco.

Condenamos qualquer tipo de transgressão e pedimos a você: não se envolva em preconceito público de qualquer tipo contra aqueles que fizeram denúncias. Você tem direito ao seu ponto de vista.

Mas nós, a banda, também temos o direito – ou seja, de não sermos preconceituosos.

Até o momento, novos esclarecimentos não foram prestados pela banda ou o vocalista.

Gravadora interrompe divulgações do Rammstein

As acusações contra Till Lindemann têm chamado atenção não apenas da Justiça como também das empresas que possuem alguma ligação com o Rammstein.

Após a notícia da investigação anunciada na última quarta-feira (14), a Universal Music, gravadora da banda, divulgou um comunicado informando que estaria interrompendo o marketing e a promoção do grupo e de sua atual turnê em meio à polêmica.

De acordo com o The New York Times, o porta-voz da gravadora declarou:

As acusações contra Till Lindemann nos chocaram e temos o maior respeito pelas mulheres que falaram tão corajosamente em público neste caso.

Além disso, no início deste mês, a editora alemã Kiepenheuer & Witsch rompeu seu contrato com Till Lindemann.

Em um comunicado, a empresa disse que tomou conhecimento de que o vocalista usou o livro “On Quiet Nights” (2013), publicado pela editora, em um vídeo pornográfico onde “celebrava violência sexual contra mulheres”.

Rammstein tira faixa “Pussy” do repertório

Ao que tudo indica, a banda alemã também fez uma mudança em seu repertório depois de se ver envolvida nas alegações de abuso.

O Setlist.fm (via Loudwire) aponta que a faixa “Pussy”, lançada em 2009 e que estava presente nos shows do grupo regularmente desde que se tornou a primeira música número 1 da banda, ficou ausente do setlist dos shows desde o dia 3 de junho.

Durante a performance da música, Lindemann costumava atirar espuma no público através de um canhão em forma de genitália masculina, e isso também foi deixado de fora dos últimos shows.

A banda não comentou sobre a decisão de parar de tocar a música, mas os fãs têm se dividido entre aqueles que estão reclamando por não terem ouvido a música nos últimos shows e os que entendem que, de fato, não é um bom momento para manter a canção nas apresentações.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!