The Mönic
Foto por Mariana Ayumi

O Rock Nacional segue vivo e pulsando no underground através de bandas que empunham suas guitarras e fazem do gênero um meio de dar vazão a diferentes sentimentos.

Diariamente, o TMDQA! recebe materiais de todos os cantos do país, e a nossa curadoria vai separando aqueles que mais se destacam com seus trabalhos e lançamentos mais recentes.

Hoje é dia de conhecer cinco desses grupos que achamos que são verdadeiros pontos fora da curva no Rock Brasileiro, e você pode conhecê-los logo abaixo, através de players de YouTube e links para suas redes.

Ouça esses sons na playlist TMDQA! Alternativo, do Spotify.

The Mönic

The Mönic reflete sobre auto-sabotagem em seu novo single; ouça
Foto por Hugo Brito

A banda paulistana aposta no bom e velho Hard Rock, misturando traços do Punk, para fazer canções onde fala sobre questões pessoais e sociais.

Com guitarras afiadas e vocais rasgados, o quarteto vem se consolidando não apenas pelos seus lançamentos em estúdio como também por shows explosivos.

Além disso, a banda The Mönic merece um espaço especial em nossos corações por promover eventos como o “Não Tem Banda Com Mina”, onde dá um chega pra lá no machismo, tão presente no Rock, e celebra artistas mulheres incríveis e bandas que têm a força feminina em sua formação.

Em 2023 o grupo está preparando o lançamento de um novo disco pela Deck e já disponibilizou os singles “Bateu” e “Sabotagem”.

 

Perdendo Cores

Perdendo Cores

Com influências do famoso “rock triste”, o trio Perdendo Cores tem suas origens ligadas a Belém do Pará e vem se destacando por conta de músicas que aliam a força de um power trio com letras confessionais.

Aqui, ouve-se traços de Punk, Grunge, Emo e tudo é amarrado muito bem com uma identidade própria, bem presente nas composições.

Vale a pena sacar!

 

Canto Cego

Canto Cego

Diretamente do Rio de Janeiro, a banda Canto Cego já está na estrada há algum tempo com uma fusão interessantíssima de Rock And Roll e elementos brasileiros.

A ideia do grupo, desde que começou seu processo criativo na Favela da Maré, era a de unir rock e poesia, e isso vem sendo feito de maneira primorosa.

Expansivo, o Canto Cego já apareceu em locais como a trilha de Malhação com uma cover roqueira do samba “Zé do Caroço”, a série Rotas do Ódio com a autoral “A Fúria” e em festivais como Montreux Jazz Festival, Rio2C e Rock In Rio, sendo headliner do Espaço Favela em 2019.

Em 2023 o grupo tem lançado novo singles como a explosiva “Farsa (Alvorada)”, que mistura diversas vertentes do Rock com vocais belíssimos.

 

Somaa

Somaa
Foto: Divulgação

Direto de Santa Catarina, o Somaa é um trio que carrega influências do Punk ao Metal, passando pelo Grunge e pelo Rock Alternativo.

Suas canções são muito focadas nas guitarras e nas letras entoadas por vocais melódicos, e é bem comum que o ouvinte se lembre de nomes como Soundgarden, Nirvana, Silverchair, Queens Of The Stone Age e Alice In Chains quanto está ouvindo o grupo.

O mais legal é que tudo é cantado em português, trazendo um frescor a esses gêneros que, aqui no Brasil, costumam ser apresentados em inglês e pouco se conectam com os ouvintes.

Em 2023 o Somaa irá lançar um novo disco de estúdio e já lançou singles dele como “O Buraco Mais Bonito da Cidade”, “Discos de Heavy Metal” e “Fuga ao Contrário”.

 

Quem é Você, Alice?

Quem é você Alice?

Direto de Porto Alegre, a Quem é Você, Alice? se define como “uma banda cinicamente triste” e destaca “influências do indie e algumas coisas mais pesadas” no Spotify.

Pois bem, além desse breve relato, a gente pode cravar que essas influências são muito bem misturadas e dosadas, resultando em um trabalho interessante com dinâmicas de guitarras limpas/pesadas, vocais femininos/masculinos e mais.

Fãs de Post-Hardcore, Emo, Punk Rock e aquele som das rádios universitárias dos EUA nos Anos 90 irão adorar singles como a ótima “Diamantina”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!