Roger Waters imita nazista em show na Alemanha e é investigado
Reprodução/Twitter

Sempre polêmico, Roger Waters vem enfrentando uma das maiores oposições de sua carreira na Alemanha. Depois de ter show cancelado no país, o ex-Pink Floyd chegou a se apresentar em Berlim recentemente e agora será investigado pela polícia alemã por uma suposta incitação ao ódio.

Isso porque, como mostra um vídeo que circula pela internet, há um momento da performance em que Roger se veste como um soldado nazista e chega a “atuar” como se fosse um, carregando uma arma cenográfica e simulando atirar.

No Twitter, um usuário destacou que Waters é “vil para além do que palavras podem expressar” e definiu a cena como “ódio desproporcional aos judeus e distorção do Holocausto”. Através da ferramenta de notas de comunidade, entretanto, usuários da rede adicionaram um contexto importante:

O trecho em questão mostra uma parte da performance de Waters de ‘The Wall’, na qual ele interpreta um fascista autoritário. É uma crítica ao fascismo e apresentá-la como ‘ódio aos judeus e distorção do Holocausto’ é uma descaracterização da performance e sua mensagem.

Você pode ver o vídeo do momento em questão ao final da matéria para tirar suas próprias conclusões.

Roger Waters teve show cancelado na Alemanha

Em tempo, como falamos acima, a apresentação em Berlim aconteceu depois de Roger ter sido obrigado a cancelar seu show em Frankfurt. A decisão foi bastante criticada e, na época, uma petição assinada por nomes como Eric ClaptonTom Morello, do Rage Against The Machine, e até Nick Mason, do Pink Floyd pediu a reversão da decisão.

Os argumentos para essa proibição estavam justamente ligados ao suposto antissemitismo de Waters, que novamente volta à tona agora. Na ocasião, o texto da petição explica como é perigoso associar as críticas que Waters fez a Israel, como te contamos aqui, ao discurso de ódio contra judeus:

A crítica de Waters ao tratamento de Israel aos palestinos faz parte de sua defesa de longo prazo em nome dos direitos humanos em todo o mundo. Os funcionários que difamam Waters estão engajados em uma campanha perigosa que propositalmente combina críticas às políticas ilegais e injustas de Israel com antissemitismo. Funcionários na Alemanha, organizadores de shows e plataformas de música não devem sucumbir à pressão daqueles indivíduos e grupos que preferem ver a música de Waters removida do que se envolver com os problemas que sua música destaca.

Vale ressaltar que, após análise dos tribunais alemães, o show foi mantido e foi decidido que não era legalmente possível proibir a apresentação de Roger. Resta ver agora, com a nova investigação, se algo irá mudar nesse sentido.

Roger Waters no Brasil

As polêmicas de Roger Waters não são exclusividade da Alemanha e, na sua última passagem pelo Brasil, o ex-Pink Floyd também foi bastante criticado por algumas pessoas que não entendiam suas mensagens anti-fascismo — ou simplesmente, por qualquer motivo que fosse, discordavam delas.

A turnê This Is Not a Drill mantém o teor político e desembarca no Brasil ainda em 2023, começando no dia 24 de Outubro em Brasília e passando por Rio de Janeiro (28/10), Porto Alegre (01/11), Curitiba (04/11), Belo Horizonte (08/11) e São Paulo (11/11). Já estamos ansiosos!

Roger Waters imita nazista em show na Alemanha e será investigado

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!