Ed Sheeran em 2018
Foto de Ed Sheeran via Shutterstock

Ed Sheeran é inocente!

Essa foi a decisão de um tribunal em Nova York que vinha julgando um caso de suposto plágio onde a família de Ed Townsend, autor de “Let’s Get It On” ao lado de Marvin Gaye, acusava o britânico de ter copiado a estrutura da canção em “Thinking Out Loud”.

Há alguns dias, Ed Sheeran chegou a dizer que se fosse condenado, iria encerrar a carreira na música, e seus advogados chegaram a comparar as progressões de acordes na faixa às letras do alfabeto, dizendo que eles são “blocos básicos que todos os músicos deveriam poder utilizar”.

De fato, a maioria dos músicos mundo afora estava apreensiva com o caso, já que a estrutura utilizada na canção foi replicada milhares de vezes em outros sons do Pop, sem que isso seja considerado plágio, já que estamos falando de um dos padrões mais comuns para músicas que tiveram sucesso ao longo das últimas décadas.

Sendo assim, uma derrota de Ed Sheeran poderia significar uma avalanche de processos contra outros artistas e bandas.

Os advogados da família de Townsend, porém, questionavam a “maneira particular que todos esses elementos foram usados” para, segundo eles, tornar-se uma espécie de cópia da canção original.

Julgamento de Ed Sheeran

O julgamento de Ed Sheeran acabou há alguns minutos após três horas de deliberação do júri, e o cantor, compositor e instrumentista foi inocentado.

Ele ainda enfrenta outro processo, por conta das mesmas músicas, aberto por uma empresa que é detentora de parte dos direitos autorais da canção original.

Vale sempre lembrar que em 2015, os herdeiros de Marvin Gaye ganharam 5.3 milhões de dólares de Robin Thicke e Pharrell Williams, já que um júri chegou à decisão de que eles teriam “copiado” o single “Got To Give It Up” no mega hit “Blurred Lines”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!