Fiona Apple remove músicas do TikTok após trends machistas
Reprodução/Twitter

Quem buscou músicas de Fiona Apple para usar em vídeos do TikTok nos últimos tempos foi pego de surpresa: o catálogo da cantora não está mais na plataforma e isso já tem alguns meses.

Ainda não se sabe o que motivou a decisão, mas é bastante improvável que se trate de uma questão burocrática. Isso porque a gravadora de Fiona Apple é a Epic Records, que tem um acordo de licenciamento irrestrito com o TikTok.

Por conta dessa incerteza, as especulações seguem surgindo e, agora, uma publicação viralizou ao mencionar a situação e apontar que uma “dancinha” poderia ter sido o motivo da decisão de Fiona. O vídeo, disponível ao final da matéria, foi feito pelo perfil @latenightwar ao som da música “Fast As You Can” e tem uma estética bem própria da plataforma.

No Twitter, uma publicação com mais de 100 mil likes diz: “o fato da Fiona Apple ter visto isso e removido todas as suas músicas do TikTok”. Mas será que foi bem por aí?

Motivo da remoção das músicas de Fiona Apple do TikTok

Na verdade, alguns fãs da cantora especulam há tempos que a decisão teria de fato partido dela própria, mas não pelas dancinhas. Apple teria removido o catálogo após ver sucessos como “Paper Bag” e “Under the Table” serem usadas em correntes consideradas machistas.

Isso porque, nos últimos meses, trechos dessas músicas foram incorporados em vídeos de uma trend chamada “manipulação feminina”, que segundo alguns internautas reforça a estética da “garota triste e louca” à qual a própria cantora foi injustamente associada ao longo de sua carreira:

Fiona Apple viu que as pessoas no TikTok estavam se apropriando de suas músicas para criar uma estética rasa que fetichiza o sofrimento feminino. Ela não permitiu isso, e eu a amo e respeito muito por isso.

Quem conhece a trajetória da cantora sabe o quando ela é avessa à apropriação de sua arte pelos motivos errados, algo que ficou bem claro no Grammy 2021. Como era de se esperar, Fiona tem recebido muito apoio pela decisão desde então.

Trend machista no TikTok também afeta outras cantoras

Vale destacar que essa trend machista também costuma fazer uso de músicas das cantoras Mitski e Lana Del Rey. Até o momento, as canções dessas duas artistas continuam disponíveis no TikTok.

Resta torcer pela conscientização das pessoas!

LEIA TAMBÉM: Fiona Apple cede música para filme e cumpre promessa de doar royalties

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!