Fiona Apple
Foto via Wikimedia Commons
 

Fiona Apple integrou o time de artistas que não compareceram à cerimônia do Grammy 2021 neste domingo (14).

Nomeada em três categorias, a cantora venceu por Melhor Álbum de Música Alternativa e também por Melhor Performance de Rock, perdendo apenas em Melhor Música de Rock.

Através da conta do Instagram de sua amiga Zelda Hallman, Fiona explicou aos fãs o motivo de não ter participado do evento.

Não é que eu esteja tentando protestar. Embora eu tenha alguns problemas com o Grammy, não é por causa disso. Mas eu realmente não vou porque eu não quero estar na televisão nacional – eu simplesmente não sou mais feita para esse tipo de coisa.

Eu quero ficar sóbria e não posso fazer isso sóbria – não me parece seguro estar sob exposição, escrutínio, comparação com as pessoas. Eu não consigo.

A cantora ainda destacou que apesar do mundo todo estar cobrando transparência do Grammy, ela acredita que seja ainda mais importante questionar a “transparência nos tribunais reais” e citou uma petição para manter as salas virtuais dos tribunais (via CoS).

Há uma discussão sobre a transparência do Grammy e eu sinto que isso é importante, mas não é importante. Eu me importo, mas não me importo. O que é indiscutivelmente importante é a transparência nos tribunais.

Fiona Apple e o Grammy 2021

Fiona Apple ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Música Alternativa com o seu aclamado disco Fetch the Bolt Cutters.

Ela estava disputando a categoria com Beck e o disco Hyperspace, Phoebe Bridgers com Punisher, Brittany Howard com Jamie e Tame Impala com The Slow Rush.

Já o prêmio de Melhor Performance de Rock foi conquistado com a canção “Shameika”, onde Apple derrotou “Not” do Big Thief, “Kyoto” de Phoebe Bridgers, “The Steps” do trio HAIM, “Stay High” de Brittany Howard e “Daylight” de Grace Potter.

Em Dezembro do ano passado, a cantora criticou a organização do Grammy e disse em entrevista que iria dar “marretadas” no troféu caso fosse vencedora.

As vitórias deste domingo marcaram o segundo e o terceiro Grammy da carreira de Apple. Em 1998, ela ganhou como Melhor Performance Vocal de Rock Feminino por “Criminal”.

Assista ao vídeo da explicação de Fiona sobre sua ausência no Grammy.

 
Compartilhar