Rádio em carro
Foto stock via Shutterstock

Com o avanço dos serviços de streaming, temos a impressão de que o rádio foi deixado de lado. Na verdade, ele ainda é um meio de extrema importância para muitas pessoas.

A Hub Entertainment Research realizou uma nova pesquisa com mais de 2.500 consumidores dos EUA com idades entre 16 e 74 anos em novembro do ano passado, e chegou à conclusão que, para quase dois terços dos americanos, o rádio AM/FM continua sendo a melhor opção de áudio durante a condução (via InsideRadio).

O relatório final mostra que 63% dos entrevistados dizem que usam rádio todas as vezes ou na maioria das vezes enquanto dirigem.

Enquanto isso, 31% preferem ouvir algo através de uma assinatura de streaming de música/áudio, 30% por rádio via satélite, incluindo serviços como SiriusXM, 28% por downloads pessoais de música e 26% por streaming gratuito de música/áudio. O relatório ainda complementa:

Os americanos adicionaram streaming a seus carros e ouvem novas opções como podcasts e audiolivros, mas o rádio – principalmente [AM/FM], mas também transmissões simultâneas por satélite e streaming – ainda é o rei da estrada.

E por aqui, você se identifica?

Importância do rádio para consumidores

Com os dados da pesquisa, acredita-se que o rádio AM/FM continua sendo a escolha de áudio mais importante quando os consumidores dos EUA vão comprar um carro.

O estudo detalha que quase quatro em cada 10 participantes (39%) dizem que são mais propensos a comprar um carro se ele tiver um rádio, contra apenas 31% exigindo a tecnologia via satélite e 27% o Apple CarPlay.

A Hub ainda descobriu com as entrevistas que um em cada a três motoristas diz que os outros que viajam com eles usam diferentes dispositivos de mídia o tempo todo ou a maior parte do tempo, uma proporção que cai para a metede quando estamos falando de passageiros crianças. O relatório aponta:

Os serviços de mídia e as montadoras podem tentar fazer apelos bifurcados para promover o uso do carro: um para os motoristas e outro para os passageiros.

Rádio também é priorizado no transporte público

Quando pensamos em transporte público, o rádio AM/FM também continua como o principal entre todas as opções de entretenimento, mesmo que a concorrência não esteja muito atrás.

Metade dos consumidores entrevistados dizem que ouvem rádio todas ou na maioria das vezes, mantendo uma ligeira vantagem sobre downloads pessoais de música, streaming gratuito de música/áudio, streaming gratuito de vídeo e assinaturas de streaming de música/áudio.

O relatório ainda destaca que pode ser necessário “procurar opções de mídia digital para aumentar o compartilhamento, pois o Wi-Fi continua a ser incorporado ao transporte de massa (trens, ônibus etc.) e os planos de dados móveis ilimitados se tornam onipresentes”.

Os resultados indicam que, tanto para motoristas como para quem usa transporte público, a música é sempre a primeira escolha entre os conteúdos de áudio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!