Phil Anselmo com o Pantera em São Paulo, 2022
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

A gente te contou aqui que o tributo ao Pantera pode seguir adiante e até existe a possibilidade da nova formação lançar algum material no futuro. Porém, a banda está enfrentando certa resistência por causa das polêmicas que envolvem o vocalista Phil Anselmo.

Como informou o portal Igor Miranda, o tributo teve sua participação cancelada em dois festivais na Alemanha por causa das atitudes racistas que o cantor teve no passado, mas que naturalmente ainda respingam sobre ele nos dias atuais.

O grupo, que também conta atualmente com Rex Brown (baixo), Charlie Benante (bateria) e Zakk Wylde (guitarra), se apresentaria no Rock am Ring e no Rock im Park em Nürburgring e Nürnberg, respectivamente, entre os dias 2 e 4 de Junho.

No entanto, a organização dos festivais oficializou a saída do Pantera da lista de atrações em uma publicação recente no Facebook – que você pode conferir ao final da matéria.

O comunicado emitido pelos organizadores do Rock am Ring diz:

O Pantera não se apresentará no Rock am Ring e Rock im Park 2023, conforme anunciado. Nas últimas semanas, tivemos muitas conversas intensas com artistas, nossos parceiros e vocês, fãs do festival. Continuamos a lidar com as críticas em conjunto e decidimos retirar a banda da programação.

Eita! Vale lembrar que a banda passou pelo Brasil no final do ano para show em conjunto com o Judas Priest, além de ter se apresentado na edição de estreia do Knotfest.

Apologia nazista de Phil Anselmo mobilizou políticos alemães para cancelar shows do Pantera

A posição dos festivais na Alemanha é baseada em atos discriminatórios de Anselmo que acendem debates desde que foram cometidos. O mais conhecido deles aconteceu em 2016, no Dimebash, show tributo ao saudoso guitarrista Dimebag Darrell.

Na ocasião, o vocalista fez uma saudação considerada nazista e gritou um slogan de supremacia branca para a plateia. O resgate desse tipo de conduta gerou uma mobilização política e integrantes do Partido Verde alemão fizeram pressão contra as apresentações do Pantera no congresso de Nürnberg.

Com toda a razão, né?!

LEIA TAMBÉM: Max Cavalera celebra amizade com Phil Anselmo e diz que apoia a reunião do Pantera

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!