A gente já te contou aqui que Roger Waters tem se posicionado bastante desde que a guerra entre Rússia e Ucrânia estourou.

Em um movimento independente para ajudar as pessoas afetadas pelo conflito armado, no entanto, foi a sua ex-banda Pink Floyd que lançou o single beneficente “Hey Hey Rise Up”, que saiu tanto nas plataformas digitais como em cópias físicas em CD e vinil.

De acordo com a NME, a canção já arrecadou cerca de R$3 milhões e o lucro será revertido para as instituições de caridade humanitária Hospitallers, The Kharkiv And Przemyśl Project, Vostok SOS, Kyiv Volunteer e Livyj Bereh.

Lançada em Abril, a música foi a primeira inédita do Pink Floyd em quase 30 anos e teve um grande valor sentimental para o vocalista e guitarrista David Gilmour, que vem de família ucraniana e chegou a se manifestar sobre a guerra.

Em comunicado para a imprensa, o músico disse:

Nós, como tantos, sentimos a fúria e a frustração deste ato vil de um país democrático, independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo.

Confira o vídeo de “Hey Hey Rise Up” ao final da matéria!

David Gilmour e Roger Waters têm visões diferentes da guerra

Gilmour ainda ressaltou que “Hey Hey Rise Up” foi gravada em homenagem aos que lutam contra os militares invasores da Rússia:

Espero que receba amplo apoio e publicidade. Queremos arrecadar fundos para instituições de caridade humanitárias e levantar o moral. Queremos expressar nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maior parte do mundo pensa que é totalmente errado uma superpotência invadir o país democrático independente no qual a Ucrânia se tornou.

Vale lembrar que as declarações de Waters sobre a guerra na Europa vão em outra direção, tendo criado até mesmo complicações para a venda do catálogo do Pink Floyd, como te contamos aqui.

Aliás, o baixista deve vir mais uma vez ao Brasil em 2023 para shows entre Novembro e Dezembro. Saiba mais neste link.

LEIA TAMBÉM: Malhar ou relaxar? Pink Floyd está entre as bandas mais ouvidas para ir à academia, diz pesquisa

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!