Música

Pink Floyd pode ter problemas para vender catálogo após comentários políticos de Roger Waters

O Pink Floyd está negociando a venda de seu catálogo musical, mas parece que não tem sido fácil fechar o negócio por conta das ideologias de Roger Waters.

Pink Floyd pode ter problemas para vender catálogo após comentários políticos de Roger Waters Pink Floyd pode ter problemas para vender catálogo após comentários políticos de Roger Waters Pink Floyd pode ter problemas para vender catálogo após comentários políticos de Roger Waters Pink Floyd pode ter problemas para vender catálogo após comentários políticos de Roger Waters
Roger Waters (Pink Floyd) tocando violão
Foto de Roger Waters via Shutterstock

A gente te contou aqui que o Pink Floyd está negociando a venda de seu catálogo musical, mas parece que não tem sido fácil fechar o negócio por conta das ideologias de Roger Waters.

Bastante engajado em suas causas tanto sociais quanto políticas, o baixista representa o grande entrave para que um acordo pelo catálogo da banda seja concluído.

Segundo a Variety (via Rádio Rock), além das questões financeiras, econômicas e fiscais que costumam influenciar esse tipo de negociação, as declarações de Waters sobre política atrapalham a venda das músicas.

O veículo cita ainda a recente entrevista para a Rolling Stone, na qual Roger revelou que estaria em uma “lista de morte” da Ucrânia por causa de suas intervenções na guerra que o país trava contra a Rússia.

A reportagem da Variety afirma que, apesar dos comentários do músico não anularem o interesse de potenciais compradores do catálogo do Pink Floyd, existem fontes garantindo que pelo menos um dos investidores deseja pular fora por causa do posicionamento político de Waters.

A questão é extremamente delicada porque pode, inclusive, acarretar na diminuição do valor do negócio. Esperava-se que ele ultrapassasse a marca dos US$500 milhões, mas agora o preço vem sendo discutido com gravadoras e grupos de investimentos como Sony Music, Warner, BMG, Primary Wave e Hipgnosis Songs Capital.

Complicado!

Pink Floyd tem mais controle sobre seu catálogo musical

De acordo com o site Music Business Worldwide, álbuns clássicos da banda como Dark Side o fthe Moon (1973), The Wall (1979) e The Division Bell (1994) estão associados a corporações gigantes, enquanto discos como Wish You Were Here (1975) pertencem ao Pink Floyd Music Ltd. sem nenhum parceiro musical, o que indica que o Pink Floyd detém mais controle sobre seu próprio catálogo do que outros artistas.

Será que vem uma venda histórica por aí?

LEIA TAMBÉM: Pink Floyd volta ao Top 10 da Billboard com reedição polêmica de “Animals”