Roger Waters (Pink Floyd) tocando violão
Foto de Roger Waters via Shutterstock

A gente te contou aqui que o Pink Floyd está negociando a venda de seu catálogo musical, mas parece que não tem sido fácil fechar o negócio por conta das ideologias de Roger Waters.

Bastante engajado em suas causas tanto sociais quanto políticas, o baixista representa o grande entrave para que um acordo pelo catálogo da banda seja concluído.

Segundo a Variety (via Rádio Rock), além das questões financeiras, econômicas e fiscais que costumam influenciar esse tipo de negociação, as declarações de Waters sobre política atrapalham a venda das músicas.

O veículo cita ainda a recente entrevista para a Rolling Stone, na qual Roger revelou que estaria em uma “lista de morte” da Ucrânia por causa de suas intervenções na guerra que o país trava contra a Rússia.

A reportagem da Variety afirma que, apesar dos comentários do músico não anularem o interesse de potenciais compradores do catálogo do Pink Floyd, existem fontes garantindo que pelo menos um dos investidores deseja pular fora por causa do posicionamento político de Waters.

A questão é extremamente delicada porque pode, inclusive, acarretar na diminuição do valor do negócio. Esperava-se que ele ultrapassasse a marca dos US$500 milhões, mas agora o preço vem sendo discutido com gravadoras e grupos de investimentos como Sony Music, Warner, BMG, Primary Wave e Hipgnosis Songs Capital.

Complicado!

Pink Floyd tem mais controle sobre seu catálogo musical

De acordo com o site Music Business Worldwide, álbuns clássicos da banda como Dark Side o fthe Moon (1973), The Wall (1979) e The Division Bell (1994) estão associados a corporações gigantes, enquanto discos como Wish You Were Here (1975) pertencem ao Pink Floyd Music Ltd. sem nenhum parceiro musical, o que indica que o Pink Floyd detém mais controle sobre seu próprio catálogo do que outros artistas.

Será que vem uma venda histórica por aí?

LEIA TAMBÉM: Pink Floyd volta ao Top 10 da Billboard com reedição polêmica de “Animals”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!