Zoe Dorey
Foto: Reprodução / YouTube

Foi durante a pandemia que nasceu Transe, o novo álbum de Zoe Dorey, uma das vozes mais criativas e inquietas da nova MPB.

O disco marca o retorno da cantautora carioca depois de anos afastada de sua trajetória discográfica. Para abrir as apresentações do trabalho, que será lançado ainda em 2022, a artista revelou o single “Mundo Novo”, que chega acompanhado de um videoclipe.

O “Mundo Novo” de Zoe Dorey

Já disponível nas plataformas digitais — via Dorsal Musik —, a canção que dá o primeiro passo na divulgação de Transe é também a primeira faixa de sua tracklist.

“Mundo Novo” começa o disco de forma doce e convidativa. No novo single, a carioca moradora de Lisboa canta: “Eu estou vendo/um mundo novo está nascendo/só pra gente se encontrar”. O conceito se estende para o disco, que promete trazer uma atmosfera brasileira que inspira o encontro, seja espiritual ou carnal.

Aliás, foi o impacto de uma experiência espiritual profunda e a feliz exaustão de uma fase de intenso prazer sexual que trouxe o título do álbum e ditou o conceito. “Transar é também entrar em transe”, reflete Zoe Dorey, conectando os sentidos.

O clipe de “Mundo Novo”, que você assiste logo abaixo, foi produzido pela Manjuba Filmes, tendo como base fotos do álbum de infância de Zoe Dorey.

Continua após o vídeo

Transe

Elementos eletrônicos aparecem na música de Zoe de uma maneira muito própria, uma assinatura que é parte importantíssima da sua obra, e em Transe não é diferente. Assim como em seus trabalhos anteriores, o trompete jazzístico, tocado por ela, também tem seu espaço de destaque, mas é o violão que agora chega junto sem qualquer timidez. O instrumento é o responsável por trazer mais Brasil para dentro do som de Zoe Dorey.

Para um disco cheio de delicadezas, a produção precisa entender o espírito da coisa. Foi o que fez Fred Ferreira, que produziu todas as faixas. O músico português, integrante da Banda do Mar, veio para o projeto por meio de seu parceiro no trio, o brasileiro Marcelo Camelo, que além de participar em algumas músicas contribui de outras formas.

Zoe Dorey chega em Transe com bagagem e história consistente. Ainda usando o nome Claudia Dorey, realizou a trilogia musical Respire (2009), Inspire (2014) e JUSTPIR3 (2015). Entre um e outro, em 2012, se transformou em Malika e lançou One, uma experiência eletrônica ousada. Já produziu outros artistas, fez trilhas para teatro e cinema, entre outras coisas… O bonito é que tudo isso está presente, de uma forma ou de outra, nesse novo trabalho.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!