Chris Martin ao piano com o Coldplay
Foto do Coldplay via Shutterstock

A Argentina anunciou a criação de mais três variantes do dólar com o intuito de evitar uma desvalorização repentina do peso e também como medida para enfrentar a inflação e evitar a saída de divisas do país.

Como informa o portal O Globo, entre as novas variantes estão o “dólar Coldplay” e o “dólar Catar”, que chegaram após a criação do “dólar Soja” em Setembro.

O primeiro terá um valor de 204 pesos por dólar, enquanto o segundo, que leva o nome do país sede da Copa do Mundo, terá um valor de 314 pesos por dólar.

Com uma inflação que cresce de forma desenfreada, a diferença entre a cotação do dólar oficial (150 pesos) e do dólar paralelo, conhecido como blue (282 pesos), já é de quase 100%. Com as novas medidas, a Argentina já possui ao menos 15 tipos de dólar em vigor.

Criação do “dólar Coldplay” na Argentina

O dólar com o nome da famosa banda liderada por Chris Martin foi chamado assim por conta da agenda de shows do grupo no país. Entre os dias 25 de Outubro e 8 de Novembro deste ano, a banda tem 10 shows marcados para acontecer em Buenos Aires.

O “dólar Coldplay” tem como objetivo apoiar o setor de entretenimento, que enfrenta dificuldades de contratar e pagar pelas atrações internacionais.

Com um dólar mais barato, os empresários vão poder bancar os gastos com as contratações de bandas, artistas e a infraestrutura necessária para que os shows internacionais sejam realizados no país.

Já o “dólar Catar”, que irá integrar a categoria “dólar para turistas”, visa impedir a saída de dólares do país, que enfrenta uma grave crise nas reservas internacionais.

Com o intuito de solucionar a questão, o governo encareceu as taxas do cartão de crédito para uso fora do país, aplicando uma taxa de 45% para compras no exterior. A nova categoria da moeda será aplicada em gastos acima de US$300 nos cartões de débito e crédito.

De acordo com o jornal El Pais, dados oficiais apontam que, nos primeiros oito meses deste ano, o turismo foi o setor de serviços que mais gastou dólares no exterior.

O governo da Argentina também anunciou um “dólar luxo” que terá o valor de 300 pesos e será utilizado por aqueles que comprarem bens de luxo no exterior, como jatinhos, embarcações de uso recreativo, pedras preciosas, relógios de luxo e mais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!