apollw - saudade
Imagem: Reprodução / Capa do álbum "saudade"

No último dia 10 de Outubro, apollw, projeto do músico e produtor fluminense Arthur Medeiros Leite, apresentou ao mundo o seu álbum de estreia: saudade. A novidade chega pelo Sleep Tales, selo brasileiro especializado em lo-fi.

No disco, o artista vivencia a ausência da sua tia-avó Nisa, que cumpriu recentemente a sua missão neste mundo, aos 96 anos. apollw conta que, nos encontros com Dona Nisa, era comum ouvir o pedido para que tocasse alguma canção:

Nos últimos tempos, fui me conectando cada vez mais com ela — e sempre falávamos sobre as alegrias e os males da vida… Este álbum é uma homenagem póstuma à minha tia-avó. Agora só me resta sentir toda essa saudade.

O álbum de apollw

Com 14 faixas instrumentais, saudade vem na sequência do EP momentos, que marcou a estreia fonográfica de apollw em 2021. O álbum chega como um abraço tranquilizador e explora sonoridades capazes de acalmar e relaxar — ideal para momentos de descanso.

Aliás, música para dormir melhor é o grande foco do Sleep Tales. O selo, criado durante a pandemia, busca auxiliar pessoas com insônia, além de incentivar o bem-estar, uma rotina saudável e tranquila. Numa espécie de “maldição de produtor”, o artista explica que, apesar de criar músicas perfeitas para a ocasião, para ele a coisa é um pouco diferente:

Infelizmente não consigo ouvir música para dormir porque me concentro muito na produção e na mix e, assim, não relaxo — seria a minha sina por produzir música para relaxar? Mas a música é a arte que mais faço e consumo, definitivamente.

apollw costuma diversificar o seu set up entre violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, ukulele e alguns instrumentos de percussão. Foram as aulas de violão, aos 13 anos, a porta de entrada de Arthur Medeiros na música; já sua paixão pelo lo-fi surgiu em 2017, quando conheceu o tema “Emotional Crank”, do tomppabeats.

Você pode mergulhar no universo de saudade no player abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!