Maneskin no Rock In Rio 2022
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Em tempos onde a Internet é capaz de transformar bandas pouco conhecidas em gigantes da noite pro dia, principalmente por conta das plataformas de vídeos curtos, o quarteto italiano Måneskin fez muito bom uso disso.

Há algum tempo, a versão dos caras para “Beggin’” (The Four Seasons) tornou-se uma das músicas mais populares do planeta e colocou o nome dos caras e da garota no mapa, mesmo que eles já viessem chamando atenção de outros públicos muito antes disso, como o TMDQA! apontou em primeira mão.

No Rock In Rio hoje mais cedo, os jovens músicos mostraram que vão muito além de “Beggin’”.

Como foi o show do Maneskin no Rock In Rio?

Damiano David, vocalista do Maneskin, Rock In Rio
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Começando a mil por hora, a banda apresentou canções como “ZITTI E BUONI” e “MAMMAMIA” para energizar a plateia através de guitarras, baixo, bateria e integrantes quase completamente despidos.

Damiano David, vocalista da banda, aproveitou a proximidade das línguas para arriscar diversas frases e palavrões em português, dizendo que ama o idioma, e ergueu a plateia antes da execução de “Beggin’”, que veio na parte inicial do set.

Com 21.5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a banda tem o mesmo número de seguidores por lá do que bandas como o Green Day, por exemplo, e o triplo do Iron Maiden, mas isso não se traduziu necessariamente na plateia do Rock In Rio.

A maior parte dos fãs do grupo estava mais perto da grade do palco e cantou todos os sons com Damiano e sua trupe, mas o clima era de contemplação pela maioria da plateia, que parecia estar os conhecendo logo ali, inclusive com ar de desconfiança.

Mas o cartão de visitas veio através de músicas como “CORALINE”, que começou como uma bela balada, explodiu em energia e rendeu momentos emocionantes para os fãs, vistos às lágrimas pela Cidade do Rock.

Continua após o vídeo

Cover de “Love Of My Life”, do Queen

Victoria De Angelis, baixista do Maneskin, Rock In Rio
Foto por TMDQA! / Diego Castanho

Muita gente ainda vai torcer o nariz para a banda, e como é típico do roqueiro padrão, se ela não tiver pelo menos uns 30 anos de carreira, “não presta”.

Além disso, serão comuns os comentários de que foram várias covers, já que ainda tivemos versões de The Stooges, The Who e até Britney Spears, mas lembre-se: o primeiro disco do The Rolling Stones tem uma (!) faixa autoral entre as 12 canções.

É preciso uma boa dose de má vontade pra ignorar a potência do show do Måneskin e a coragem de mandar uma cover com a de “Love Of My Life”, do Queen, como Damiano fez ao lado do guitarrista Thomas Raggi após dizer que eles “seriam mortos” por isso, já que a canção é tão emblemática para o Rock In Rio.

Sensação da Internet, é claro que o Måneskin ainda tem muito chão a percorrer e uma boa dose de qualidades a provar, mas teve um início fenomenal e parece manter uma quantidade enorme de seguidores que estão ouvindo seus sons.

Além, disso fez um dos shows mais divertidos do festival até agora, misturando boas canções próprias com covers e/ou homenagens rápidas, mostrando desde clássicos até hits recentes do Rock para jovens de 20 e poucos anos que estão ali consumindo o gênero ao invés dos mega populares Pop e Hip Hop, por exemplo.

Continua após o vídeo

A tarefa agora é furar a bolha e cativar quem está fora de plataformas como Instagram e TikTok, e no Rock In Rio deu pra ver que se os fãs de Guns N’ Roses estavam com o nariz torcido no começo, se renderam ao final, onde teve até “invasão” de fãs ao palco.

Pelo vigor do show no Rock In Rio, parece que o futuro reserva coisas boas para Damiano, a baixista Victoria De Angelis, o guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio.

Setlist – Maneskin no Rock In Rio (08/09/2022)

Victoria De Angelis, baixista do Maneskin, Rock In Rio
Foto por TMDQA! / Diego Castanho
  1. ZITTI E BUONI
  2. IN NOME DEL PADRE
  3. MAMMAMIA
  4. Beggin’ (The Four Seasons cover)
  5. CORALINE
  6. Close to the Top
  7. Love of my life (Queen cover)
  8. SUPERMODEL
  9. FOR YOUR LOVE
  10. Womanizer (Britney Spears cover)
  11. TOUCH ME
  12. My Generation (The Who cover)
  13. We’re Gonna Dance On Gasoline
  14. I Wanna Be Your Dog (The Stooges cover)
  15. I WANNA BE YOUR SLAVE
  16. LIVIDI SUI GOMITI

Cobertura AO VIVO

Siga os perfis oficiais do TMDQA! nas redes e acompanhe tudo AO VIVO:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!