Maconha
Foto por 7raysmarketing via Pixabay

É comum encontrar quem chame qualquer usuário de maconha de “preguiçoso” ou que desmereça sua capacidade de ascensão profissional como se o fumo da canabbis limitasse suas ambições na vida.

No entanto, como relatou o The Guardian, já passou da hora desse estereótipo cair por terra. Quem afirma são pesquisadores da Universidade de Cambridge que estudam a erva.

Eles garantem que não há distinção dessas pessoas em relação aos não usuários da droga quando o assunto é motivação, seja no sentido de recompensas, prazer ou apenas respostas cerebrais. A PhD Martine Skumlien explica:

A gente está tão acostumado a ver ‘chapados preguiçosos’ nas nossas telas que não paramos para nos perguntar se esta é uma representação adequada. Nosso trabalho implica que… pessoas que usam a cannabis não tendem a ser mais desmotivadas ou preguiçosas que as pessoas que não fumam maconha.

Ainda assim, é importante trazer uma ressalva feita pelos pesquisadores: o estudo, até o momento, avalia apenas as consequências do uso recreativo da droga. Para pessoas cujo consumo se configura como um transtorno, ainda é possível que a motivação seja de fato afetada — essa é, inclusive, a próxima fase do estudo.

Estereótipo atrapalha alertas sobre a maconha

A pesquisadora também disse que fumar a planta pode culminar em outros eventos ruins, mas reforça que o estereótipo do usuário é “estigmatizado” e pode fazer com que os alertas sobre o prejuízo da cannabis sejam menos eficazes. Martine destacou:

Nós precisamos ser honestos e francos sobre quais são e não são as consequências prejudiciais do uso de drogas.

A maconha, segundo o The Guardian, é a terceira substância controlada mais comum no mundo inteiro, perdendo apenas para o álcool e nicotina. Ainda de acordo com o jornal, um estudo apontou que quase um em cada cinco (19%) adolescentes de 15 anos na Inglaterra tem usado a cannabis nos últimos 12 meses.

LEIA TAMBÉM: Prensadão: gravadora de Jack White relançará clássico do Stoner em vinil feito com maconha

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!