Chico Buarque Radiohead
Imagens: Divulgação

A influência de Chico Buarque na cultura brasileira é enorme, sendo considerado um dos maiores cantores e compositores da nossa história. Mas é claro que uma obra tão extensa e importante também poderia reverberar fora do Brasil, e não apenas com fãs, mas inclusive com músicos estrangeiros.

Chico é, por exemplo, notadamente uma grande referência para o músico americano David Byrne, fundador da seminal banda Talking Heads, precursora da New Wave.

Recentemente, um vídeo publicado no TikTok pelo perfil @doantidoto conta como a música “Radio Head”, do disco True Story (1986), foi inspirada em uma canção do compositor brasileiro.

No ano anterior, Chico havia lançado o álbum Ópera do Malandro (1985), e na música “O Último Blues”, ele usa a expressão “rádio cabeça” para descrever a imaginação do personagem da letra.

Quando o Radiohead entra na história?

Cinco anos mais tarde, o Rock Alternativo inglês iniciava uma nova fase com bandas muito promissoras como a On a Friday.

É, você não conhece esse grupo porque ele mudou de nome após a gravadora achar que não faria sucesso. Thom Yorke e companhia, então, escolheram o nome Radiohead em homenagem à música do Talking Heads.

Em uma entrevista à Rolling Stone Brasil em 2011, Chico Buarque confirmou a teoria, e disse que já chegou a brincar sobre o assunto com o baterista do Radiohead:

Outro dia eu fui jogar futebol em Lisboa e o Felipão era o técnico. Era um jogo dos amigos do Zidane contra os amigos do Figo. Ele me escalou de titular, e o baterista do Radiohead [Phil Selway] ficou lá no banco, emburrado, porque ele não saiu jogando e eu sim. No intervalo, falei pra ele: ‘Escuta, não fica aí de cara feia porque o nome da sua banda é roubado de uma música minha!’.

Chico também explicou a relação que ele e David Byrne tiveram nos anos 80, e falou que adorou a homenagem das duas bandas gringas:

Eu sei que o David Byrne ouviu ‘O Último Blues’ porque ele cantou ‘A Volta do Malandro’ quando esteve aqui, no Canecão [Rio de Janeiro]. Ele deve ter achado que era uma expressão que se usava muito no Brasil e fez a música lá dele. Então me sinto representado pelo Radiohead, por intermédio do David Byrne. Afora isso, já tentei fazer carreira lá fora quando morei na Itália e não fui bem-sucedido. Não tenho essa ambição. Se alguém resolver — além do Radiohead — me fazer uma homenagem, está liberado! Pode fazer à vontade!

Incrível, né? Assista ao vídeo em que @doantidoto conta essa história clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Chico Buarque lança primeira inédita em cinco anos e anuncia turnê; ouça “Que tal um samba?”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!