Dave Matthews Band no Rock In Rio 2019
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

08 de Agosto de 2004 é uma data que tanto os integrantes da Dave Matthews Band quanto 100 turistas de Chicago não irão esquecer.

Foi nesse dia que um dos ônibus da comitiva da banda resolveu parar na ponte da Rua Kinzie e despejar o conteúdo do tanque de retenção no Rio Chicago.

A má notícia é que ele estava abastecido com cerca de 360 quilos de dejetos humanos e, exatamente no momento do incidente, 100 turistas passavam de barco pelo rio em um dos passeios arquitetônicos da bela cidade norte-americana.

Continua após a foto

Memorial da Dave Matthews Band

O site Consequence Of Sound, que é de Chicago, “celebra” a data todo ano e chegou inclusive a fazer um “documentário” sarcástico a respeito e um memorial no lugar, incluindo as hashtags #NeverForget e #AlwaysRemember — #NuncaEsquecer e #SempreLembrar, em tradução livre.

Consequências

No final das contas, o motorista responsável pela cagada (peço desculpas, não resisti) foi condenado e cumpriu pena em liberdade condicional, tendo que prestar serviços comunitários e ainda pagar uma multa de 10 mil dólares.

Dave Matthews e sua banda ainda doaram 50 mil dólares para o Departamento de Parques de Chicago e mais 50 mil para uma organização que cuida do Rio Chicago.

Trocadilhos dos mais variados foram criados em veículos de mídia mundo afora e o caso ficou conhecido como “Poopgate”, utilizando o sufixo “gate” imortalizado pela crise política de Watergate e a palavra “poop”, ou “cocô”.

Dave Matthews Band

Musicalmente falando, a banda continua firme e forte na estrada desde 1991 e seu último disco de estúdio, o oitavo da carreira, é Come Tomorrow, de 2018.

Inclusive, em estudo disponibilizado há pouco tempo em 2022, a DMB apareceu entre os 5 artistas que mais venderam ingressos na história. A lista é encabeçada pelo U2 e você pode conferir com mais detalhes aqui.

I WANNA BE TOUR

Em poucos dias o Brasil receberá uma turnê incrível com gigantes do Emo e Rock Alternativo; garanta o seu ingresso por aqui!