Winamp

O Winamp está de volta. A popular plataforma do Windows que reproduzia áudio digital copiado de CD’s ou baixado via programas de compartilhamento de arquivos ganhará uma nova versão.

Desenvolvedores anunciaram em um fórum oficial (via Pitchfork) a atualização do software quatro anos depois de seu último update. Chamado Winamp 5.9 RC1 Build 9999, o novo modelo é uma edição candidata a ser a versão final do programa e chega após o lançamento do Winamp 5.8 em 2018.

A nova versão está em fase de testes, mas pode ser baixada aqui.

Popularidade do Winamp nos anos 2000

Na era de ouro do download, quase 20 anos atrás, o Winamp era reconhecido por sua habilidade para tocar os formatos mais populares de áudio e pela customização da interface do usuário através de skins, que permitiam criar visuais únicos de acordo com as preferências de cada um.

No entanto, com a popularização da iTunes Store e, mais tarde, das plataformas digitais como o Spotify e Apple Music, o Winamp decaiu e, em 2013, a AOL encerrou as atividades do serviço.

A empresa, inclusive, foi vendida para a companhia belga de áudio digital Radionomy pouco depois. Será que ainda tem espaço pro MP3?

LEIA TAMBÉM: Microsoft colocará músicas em vidro para preservá-las no “cofre do fim do mundo”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!