Músicas serão preservadas em vidro a partir de iniciativa da Microsoft
Foto por Daniel Kivle (via NoiseCreep)

A Microsoft anunciou que colabora atualmente com o The Global Music Vault (“Cofre da Música Global”, em português), projeto que busca preservar acervos de música por nada menos que 10 mil anos.

Pensado pelo australiano Luke Jenkinson, o sistema já está em fase de desenvolvimento no arquipélago de Svalbard, na Noruega, onde já está localizado o Global Seed Vault, também conhecido como Doomsday Vault — algo como “Cofre do Fim do Mundo”. A parceria com a empresa fundada por Bill Gates se chama Project Silica.

A ideia consiste na criação de um hard drive de vidro que opera como um CD real e que tem capacidade para armazenar até 100GB de dados digitais, ou cerca de 20 mil músicas em nível de estabilidade pelo longo período de tempo, evitando que as músicas sejam perdidas em caso de algum desastre. A Elire Group, companhia que trabalha em parceria com a Microsoft, explica:

Aqui, arquivos de música e dados insubstituíveis de música poderão ser preservados em cápsulas, protegidos pelo cofre e relembrados para a eternidade.

Ant Rowstrong, engenheiro e diretor de laboratório do Departamento de Pesquisa da Microsoft em Cambridge, na Inglaterra, complementa dizendo que “o objetivo é ser capaz de arquivar e preservar dados em vidro”.

Que doideira!

Dificuldade para manter dados seguros

De acordo com o Digital Music News, a fragilidade na preservação de armazenamento vem aumentando de forma assustadora nos últimos tempos. Em 2008, por exemplo, um incêndio no Universal Studios em Hollywood destruiu aproximadamente 175 mil gravações de artistas da UMG.

Com a iniciativa, a Microsoft espera que a base feita de vidro se torne mais confiável para armazenar dados do que hard drives. Ao explicar sua perspectiva, Jenkinson, que também é diretor da Global Music Vault, dá um panorama do cenário atual (via NoiseCreep):

Com mais de quatro milhões de produtores musicais globalmente e mais de 60 mil músicas sendo lançadas só no Spotify todo dia, as soluções atuais para dados digitais e físicos estão rapidamente ficando ultrapassadas, irrelevantes e um risco para o nosso futuro. Nós queremos não apeans colocar isso como prioridade na agenda global da indústria musical, nós queremos trabalhar com as melhores empresas do mundo para encontrar soluções. Por querermos oferecer ao ecossistema global da música uma solução eterna, acreditamos que o Silica da Microsoft é essa exata solução para as nossas necessidades de armazenamento.

O futuro é agora! Mas fica o questionamento: quais serão as músicas escolhidas?

LEIA TAMBÉM: Pesquisa mostra que mais da metade dos fãs de música querem fim da “cultura do cancelamento”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!