O dia em que Robert Smith, do The Cure, teve piriri no Brasil

“Linguiça deixa roqueiro do The Cure preso na privada”. Essa manchete já viralizou algumas vezes nas redes sociais e, por incrível que pareça, se refere a um episódio verdadeiro que aconteceu com Robert Smith no Brasil.

Foi lá em 1996, quando a banda veio tocar no país como parte do festival Hollywood Rock, que gerou diversos momentos históricos para a música por aqui. Na ocasião, o The Cure tocou primeiro em São Paulo e, depois de um longo show, pegou a estrada na manhã seguinte para levar sua performance ao Rio de Janeiro.

No meio do caminho, uma parada inocente quase teve consequências monumentais. Com fome e notavelmente curioso pela cultura local — já que chegou até a conhecer o interior de Minas Gerais em uma de suas passagens pelo país —, Robert resolveu parar em um barzinho da Via Dutra e comer uma linguiça.

O resultado, como a própria manchete estampada na capa por aqui diz, foi um “piriri” no vocalista, descrito inclusive como “esquisito” pela reportagem da época. Felizmente, os dias de intervalo entre os shows foram suficientes para que ele abandonasse a privada (que deve ter sido pra lá de maltratada) e subisse ao palco para um show histórico na capital carioca, com 28 músicas e duas horas e meia.

The Cure no Brasil em 1996

Vale lembrar que foi nesta mesma turnê que o The Cure pediu nada menos que “36 tipos diferentes de goró” para o seu camarim, o que fez com que Smith tentasse dizer em português, no palco, que estava “bebaço”. Na época, a revista Bizz descreveu (via SRzd):

Com uma pronúncia meio alterada, Robert Smith quis dividir com o Pacaembu a alegria de estar fazendo um grande show. ‘Stubibaço’ (estou bebaço), leu ele, da cola anotada em sua mão, entre várias outras simpáticas frases em português. O Cure tinha encomendado nada menos do que 36 tipos diferentes de goró para esquentar antes de sua apresentação. Na noite anterior, Smith havia tomado umas e outras com Robert Plant e teve de ser carregado para o seu quarto.

Deve ter sido aí, inclusive, que o cara pegou gosto pela cachaça Pitú. Tanto que, anos depois, chegou a levar um exemplar da bebida para presentear um apresentador da MTV internacional…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!