Robert Smith com o The Cure
Foto de Robert Smith com o The Cure via Shutterstock

Robert Smith está na indústria da música há um bom tempo e nunca teve receio de compartilhar o que lhe agradava ou não em outras bandas.

Diferente de músicos que preferem manter algumas de suas opiniões ocultas para não se indispor com um colega de profissão, o lendário líder do The Cure tem deixado bem claro ao longo de sua carreira seu desprezo por alguns artistas.

O portal Far Out reuniu em 2022 depoimentos do ícone gótico do Rock e dono de clássicos como “Boys Don’t Cry” e “Friday I’m In Love” repletos de alfinetadas e críticas sobre cinco bandas inglesas, indo de Queen a Duran Duran. Você pode conferir a seguir!

As 5 bandas que Robert Smith odeia

Queen

Apesar do The Cure ser conhecido por suas músicas mais densas e com letras tristes e melancólicas, o grupo também tem canções mais alegres. Porém, o pop agitado e animado demais produzido pelo Queen não era uma das preferências de Robert Smith. Certa vez, ele declarou:

Bem, eu nunca gostei do Queen. Posso dizer honestamente que odiei o Queen e tudo o que eles fizeram.

The Darkness

No mesmo depoimento em que criticou a banda de Freddie Mercury, Smith também explicou por que não gostaria de tocar ao lado do grupo The Darkness no Reading & Leeds Festival. Comparando os grupos, ele definiu o Darkness como uma “banda de comédia” e disse:

Ter isso [Queen] repetido e reaquecido pela segunda vez é muito estranho. Então, não, eu não gosto nada do The Darkness.

Morrissey

Quem também integra a lista de odiados de Robert Smith é Morrissey, e consequentemente sua antiga banda The Smiths. Apesar do vocalista do The Cure ter dito nos últimos anos que sua rivalidade com Morrissey era meramente “imaginária”, o músico deu a entender outra coisa quando comentou sobre o artista com quem tem trocado farpas desde os Anos 80:

Se Morrissey disser para não comer carne, então comerei carne. Isso mostra o quanto eu odeio Morrissey. Morrissey é tão deprimente que, se ele não der um fim em si mesmo, eu provavelmente o farei.

Def Leppard

Depois do The Cure ter lançado Wish, seu nono disco de estúdio, em 1992, Robert Smith guardou mágoas do Def Leppard. Isso porque seu grupo quase conseguiu chegar ao topo das paradas, mas o Def os ultrapassou e conquistou o primeiro lugar nos Estados Unidos. Sobre o ocorrido, Smith declarou:

Eu queria que o álbum fosse o número um na América. Eu odeio Def Leppard. Eu os odiaria de qualquer maneira, mas os odeio ainda mais agora.

Duran Duran

Robert Smith ficava extremamente incomodado com certas atitudes do Duran Duran – como, por exemplo, o discurso do vocalista Simon Le Bon dizendo que seu “objetivo de formar uma banda” era atrair “garotas, garotas absolutamente lindas”.

Para o líder do The Cure, o grupo era muito superficial e perdia a oportunidade de ter músicas agregadoras e com mais substância. Há alguns anos, ele disse:

É muito triste porque [o Duran Duran] nos amava e costumava vir aos nossos shows. Mas eles representavam tudo o que odiávamos: todo o glamour dos anos 80, a besteira do consumismo; esse show de horrores que enfrentamos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!