My Chemical Romance no primeiro show de 2022
Foto: Reprodução / Twitter @TheEmoDoctor

O que muitos acreditavam que jamais aconteceria tomou conta do Eden Project, no Reino Unido, na última segunda-feira (16): o My Chemical Romance finalmente estava de volta aos palcos, com o que veio a ser um dos shows mais inesquecíveis de sua carreira.

O dia foi descrito como nublado e tranquilo (bastante familiar para os britânicos) e, de acordo com a Rock Sound, um total de 6 mil fãs estiveram no evento para presenciar o retorno de Gerard Way, Frank Iero, Ray Toro e Mikey Way novamente, juntos, após três anos desde o show solo de reunião em 2019, em Los Angeles.

Um sentimento intenso e de ansiedade tomou conta de todos os presentes — incluindo aqueles que estavam prestes a assistir à banda pela primeira vez na vida e possivelmente a banda, já que a turnê de reunião anunciada para 2020 foi adiada por conta da pandemia.

Visto que há emoção de sobra e muitas cenas marcantes que fizeram a noite ser histórica, o TMDQA! selecionou os cinco melhores momentos de todo o show de retorno do My Chemical Romance no Reino Unido para você conferir. Veja abaixo.

1A performance de “The Foundations of Decay”

Na quinta-feira (12), o My Chemical Romance parou a internet com o lançamento surpresa de seu mais novo single, “The Foundations of Decay”, com surpreendentes 6 minutos de duração e um claro flerte à época I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love (2002) com traços de novidade.

Foi a primeira vez que a banda apresentou o single para o público, e mesmo que os versos ainda estivessem bastante frescos, houve fãs que cantaram junto a Gerard Way.

LEIA TAMBÉM: My Chemical Romance – uma análise completa da nova “The Foundations Of Decay”

2A incansável, memorável e clássica “Helena”

Talvez hoje a música mais famosa de toda a carreira da banda, “Helena” é um marco do My Chemical Romance e representa muito bem a estética e sonoridade que o grupo traz em Three Cheers for Sweet Revenge. Como esperado, a faixa esteve presente na setlist do show, tão ofegante e urgente quanto na primeira vez que foi ouvida — oferecendo uma verdadeira viagem no tempo para todos que ali formavam uma parte da história.

3“Famous Last Words”

Há quem diga que a Era Revenge seja a mais icônica da carreira do My Chemical Romance, mas há também quem não largue The Black Parade por nada. O melhor disco da banda, lançado em 2006, mergulha na melancolia e numa estética sem igual, além de trazer uma experiência a cada faixa reproduzida. Embora a banda tenha deixado de lado “The Sharpest Lives”, uma das favoritas dos fãs, o retorno aos palcos contou com a icônica “Famous Last Words”, cantada a plenos pulmões do vocalista e do público presente, que não deixou de derramar lágrimas pela intensidade da emoção vivida naquele momento.

4“Na Na Na (Na Na Na Na Na Na Na Na Na)” e o aceno a Danger Days

Já que falamos de eras, é importante ressaltar o quão importante foi o contraste apresentado em 2010 diante do trabalho anterior, The Black Parade. O quarto disco, intitulado Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys mergulha na galáxia criativa de Gerard Way e toda a aventura fictícia criada em páginas de HQs para trazer toda uma estética e conceito para a música e o audiovisual. Embora o trabalho traga uma sonoridade mais enérgica, popular e dançante, o Danger Days ainda é um álbum guardado com bastante carinho no coração de cada fã, e por isso, Na Na Na (Na Na Na Na Na Na Na Na Na)” foi um momento importante de ser ressaltado por aqui. Gloriosamente divertida e entregue com vigor pela banda como se fosse sua primeira vez diante de uma plateia (que cantou o refrão em coro, antes mesmo do próprio vocalista), a canção injetou ainda mais energia no público, até mesmo naqueles que um dia criticaram a Era dos Killjoys.

5“Welcome to the Black Parade”

Retornando à histórica e memorável Era The Black Parade, a banda encerra o show (antes do bis, claro) com o hino de toda uma geração. “Welcome to the Black Parade” toca o coração de qualquer fã de My Chemical Romance apenas com a nota inicial, e no Reino Unido na última segunda-feira, foi possível sentir o arrepiar da espinha de qualquer um dos cantos da plateia. A performance é só mais um motivo (e exemplo) que tornam a banda uma das mais extraordinárias da história do rock alternativo, digna de se assistir mais de uma vez.

6Setlist

  1. The Foundations of Decay
  2. Helena
  3. Give ’em Hell, Kid
  4. Make Room!!!!
  5. Summertime
  6. This is How I Disappear
  7. You Know What They do to Guys Like Us in Prison
  8. Na na na
  9. Famous Last Words
  10. Surrender the Night
  11. Teenagers
  12. I Don’t Love You
  13. Destroya!
  14. Our Lady of Sorrows
  15. Vampire Money
  16. Thank You for the Venom
  17. Mama
  18. Welcome to the Black Parade
  19. Sleep
  20. Boy Division
  21. I’m not Okay (I Promise)
  22. The Kids from Yesterday

7My Chemical Romance na estrada

Foi dada a largada e agora a banda cumpre uma série de shows no Reino Unido até o início de junho. De lá, o quarteto segue para a Europa e depois tira um breve intervalo antes de desembarcar nos Estados Unidos em agosto. Vale destacar que o My Chemical Romance ainda é um dos headliners do festival When We Were Young, que acontece em outubro. A banda ainda tem datas marcadas no Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

LEIA TAMBÉM: DAY e Lucas Silveira (Fresno) fazem cover de My Chemical Romance no MITA Festival