Vinces
Foto: Divulgação

A banda rio-clarense Vinces transforma bads em músicas para as pessoas dançarem. Com referências do indie dialogando com ritmos brasileiros, o grupo brinca com a contradição entre o ritmo dançante e as letras tristes compostas pelo vocalista Cauê Siqueira.

Na ativa desde 2012, a Vinces define sua sonoridade como “indie tropical”. O grupo lançou seu álbum de estreia, Parábolas, em 2018 e já no ano seguinte deu início à construção de seu sucessor. O primeiro single dessa nova fase foi a música “Deixa Ela Sambar“, lançada em Agosto de 2019.

A banda seguiu com os preparativos a todo vapor, lançando inclusive outros singles até que a pandemia do surto da COVID-19 chegou ao Brasil, forçando os músicos a interromperem a turnê e a mudarem de planos.

Quase três anos após a estreia de “Deixa Ela Sambar”, a Vinces resolveu celebrá-la com a produção de um novo videoclipe, com roteiro e direção de Davi Selingardi. A retomada nos lançamentos começa a dar forma ao que está por vir e o grupo promete uma grande festa com um altar para a bad.

trema¨

trema"
Foto: Divulgação

Recentemente, apresentamos por aquitrema”, um projeto incrível do músico paulista Lucas Lippaus que vinha preparando o lançamento do álbum visual BR-Lockdown. Bem, a espera acabou e já podemos conferir os 11 singles que compõem o trabalho, cada um com uma parceria diferente nos vocais.

Lippaus se lança como produtor trazendo inspirações na estética sombria e agressiva do no-wave e do industrial dos anos 80, além de bandas de noise-rock e post-hardcore. O músico ficou responsável pelas guitarras, baixos, arranjos, produção, mixagem e masterização, já as baterias foram criadas com inteligência artificial. O resultado é um disco carregado de texturas, riffs certeiros e uma interessante variedade de atmosferas sonoras.

Nos vocais, temos o seleto time composto por Cint Murphy (In Venus), Douglas Leal (Deafkids), Filipe Giraknob (Vathlo, ex-Supercordas), Sandrox Duarte (Cristo Bomba), Vitor Meira (Bratislava), Claudio Cox (Giallos), Liu Anno (Podcast Na Fila de Banheiro, ex-Fluhe), Bruno Monstro (Twinpines), May Manão (Crime Caqui, Tôrta), Amanda Rocha (La Burca) e Fernanda Gamarano (Der Baum).

Cada uma das 11 faixas recebeu um videoclipe produzido pela Bad Chinchilla, com assinaturas de Fábio Salvador e Paulo Valentim. A criação da história visual de cada vídeo teve como inspiração a própria música. Você pode conferir os filmes no canal do trema” no YouTube.

Leandro Matioli & Nelton Matioli

Leandro Matioli & Nelton Matioli
Foto: Divulgação

Unindo influências da nova MPB, indie e rock progressivo, os irmãos Nelton Matioli e Leandro Matioli abordam a velocidade de mudanças das coisas no álbum O Todo ao Redor do Meu Vazio.

Devido à pandemia e à impossibilidade de reunir os músicos para gravarem o disco, os dois resolveram assumir todos os instrumentos. Leandro, que originalmente é baixista e vocalista, passou a estudar bateria. Nelton, guitarrista, se dedicou aos estudos de canto. As gravações e mixagem aconteceram no estúdio dos irmãos, no quintal da casa de seus pais.

O resultado é um disco que olha para o passado, o presente e o futuro, e convida o ouvinte a uma experiência nova e, ao mesmo tempo, familiar. Um disco anacrônico-modernista-utópico que aborda as relações humanas com camadas de guitarras distorcidas, harmonias complexas e arranjos surpreendentes.

O Todo ao Redor do Meu Vazio é abrilhantado com as participações especiais de Ná Ozzetti, cantando em “Por um Triz“, e Leo Damasio (Maraquetê), que aparece em “Revirado” cantando e tocando alfaias, gonguês e xequerês, além de Anamaíra Spaggiari, parceira de Leandro, na faixa “Multidão“, onde declama dois trechos de autoria de Clarice Lispector.

Trovão Rocha Trio

Trovão Rocha
Foto por Renata Gordo

Liderado pelo baixista Trovão Rocha, o grupo catarinense Trovão Rocha Trio acaba de lançar seu álbum de estreia, Sobre a Lua e os Passos. O projeto instrumental traz sinfonias experimentais e ritmos que dão frescor às melodias em uma atmosfera urbana e reflexiva.

Além de Trovão (baixo elétrico), a banda conta com Victor Bub (bateria) e Sebastian Cavallaro (sax alto), e traz influências de nomes como Lionel Loueke, Matt Garrison e Janek Gwizdala, além dos brasileiros Moacir Santos, Letieres Leite e Amaro Freitas.

As faixas do disco trazem a característica marcante do trio: o contrabaixo, que Trovão Rocha utiliza como instrumento harmônico. Sobre a Lua e os Passos ainda mergulha nas mais diversas culturas musicais envolventes que despertam sensações ao ouvinte. Falando sobre a realização de colocar o registro no mundo, o baixista celebra:

[…] Como grupo, acho fundamental para nós termos um registro, um cartão para quem ainda não conhece a gente, como uma foto sonora do que a gente já construiu naquele momento. Como compositor, fico pulando de saber que vou poder compartilhar minhas músicas, meu jeito de ver o mundo com mais pessoas.

Ouça abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!