Público de festival
Foto de público em festival via Shutterstock

Na semana passada, o governo espanhol aprovou uma lei que permite que os jovens completando 18 anos em 2022 recebam um voucher no valor de 400 euros (cerca de 2 mil reais) para gastar com produtos culturais que vão desde ingressos de shows e festivais até a compra de livros, discos ou música em formato digital.

Batizado como “Bônus Cultural para a Juventude”, o benefício tem como propósito estimular as indústrias culturais e criativas que tanto sofreram ao longo da pandemia e deve atender cerca de 500 mil espanhóis.

Conforme informou o Quietus, os adolescentes receberão um cartão virtual para gastar em até um ano, conforme as determinações da lei aprovada pelo conselho de ministros na Espanha.

Divisão do Voucher para shows e discos

Nelas, está estipulado o limite de 200 euros para festivais e shows, 100 euros para produtos físicos e outros 100 para o consumo de música digital.

Através de seu site oficial, o governo espanhol reforça a missão do projeto:

[O objetivo é] facilitar o acesso universal e diversificado dos jovens à cultura, gerar novos hábitos de consumo cultural e fortalecer aqueles que já existem, criar novos públicos, estimular a procura e reduzir o impacto negativo provocado pela pandemia nos setores culturais.

A lei segue o modelo de projetos semelhantes utilizados na França (que em Maio de 2021 destinou 300 euros para cada beneficiário) e Itália (que em 2016 destinou 500 euros para cada beneficiário).

Importante, né?

Uma pena que seja um sonho distante aqui no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Keith Richards dá conselho sobre COVID ao amigo e negacionista Eric Clapton: “faça o que o médico mandar”

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar