Flea e John Frusciante, do Red Hot Chili Peppers

Depois de muita expectativa, o Red Hot Chili Peppers liberou nesta sexta-feira (4) o single “Black Summer”, que antecipa o novo disco do quarteto, Unlimited Love, e marca o primeiro trabalho dos caras desde o retorno do guitarrista John Frusciante.

A canção foi lançada à 00h e poucas horas depois ganhou um clipe cheio de nostalgia divulgado no YouTube. Ao incorporar uma sonoridade que lembra os tempos de ouro do grupo, muitos fãs já comparam a nova música a álbuns anteriores, como Californication (1999).

“Black Summer” e uma “mudança monumental”

Em entrevista à NME, o vocalista Anthony Kiedis e o baixista Flea falaram sobre a volta de Frusciante e o novo lançamento da banda. A conversa, inclusive, foi acompanhada pelo premiado diretor de cinema Gus Van Sant, que fotografou o grupo.

No papo, os integrantes disseram que o retorno do icônico guitarrista “pressionou a todos de uma maneira positiva”. Kiedis explicou:

O maior evento, sinceramente, foi John retornando à banda. Essa foi a mudança mais monumental nas nossas vidas.

Idas e vindas de John Frusciante no Red Hot Chili Peppers

Frusciante já teve diversas passagens pelo RHCP e apareceu pela última vez no álbum Stadium Arcadium (2006). Em 2009, ele deixou o grupo e foi substituído por Josh Klinghoffer, que gravou com o Red Hot Chili Peppers os discos I’m With You (2011) e The Getaway (2016).

Em 2019, John foi convidado por seus colegas para retornar ao grupo e trabalhar junto com eles na produção de Unlimited Love, como conta Anthony:

Foi tudo feito de forma lenta e sem uma real condução para isso. Foi meio que uma curva acentuada. E depois Flea e eu tivemos um sentimento que era: ‘Seria muito legal envolver John de alguma forma neste processo [do novo disco]’. Se passou muito tempo e o nome dele estava circulando entre a gente mais uma vez.

Frusciante também comentou seu retorno:

Flea colocou essa ideia [de nos reunirmos] na minha cabeça e eu estava lá sentado com a guitarra na mão pensando sobre há quanto tempo não escrevia uma letra de rock. Eu ainda conseguiria?

RHCP e a saída de Josh Klinghoffer

A volta de John ao RHCP também significou a saída de Klinghoffer, descrita por Flea como “uma grande virada para nós”.

O baixista completou dizendo que “ele [Josh] esteve conosco por dez anos, e foi algo difícil emocionalmente a ser feito”. Ele completou:

Artisticamente falando, em termos de ser capaz de falar a mesma linguagem [musical], era mais fácil trabalhar com John.

Unlimited Love virá com 17 músicas e a tracklist do trabalho de estúdio também foi liberada hoje. O lançamento mundial está marcado para 1º de Abril e parece que o disco ganhará uma versão lindíssima em vinil.

Já aguardamos datas da turnê no Brasil!

LEIA TAMBÉM: Fãs comparam inédita do Red Hot Chili Peppers com raridade da era “Californication”; ouça

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!