Chico Buarque
Foto de Chico Buarque via Shutterstock

Apesar de muitas músicas antigas serem consideradas atemporais, existem canções que abordam determinados assuntos que já não fazem tanto sentido atualmente e são bastante criticadas quando reproduzidas.

Um exemplo disso é a música “Com açúcar, com afeto”, composta por Chico Buarque a pedido da saudosa Nara Leão.

Devido ao teor machista apresentado na letra, o movimento feminista já fez diversas críticas à música que fala sobre a rotina de uma dona de casa, sustentada por um marido malandro, por quem ela é apaixonada e acaba fazendo concessões para agradá-lo.

Consciente de que a música não combina com a realidade atual, Chico Buarque decidiu que não irá mais cantar a faixa. Como descreve o Metrópoles, a decisão foi anunciada em O canto livre de Nara Leão, série documental dirigida por Renato Terra para a Globoplay.

Na produção, o icônico músico revela que a música de 1967 foi um pedido da própria Nara Leão que naquela época queria uma canção que falasse sobre uma mulher sofrida. No filme, ele explicou:

Ela me pediu a música, ela me encomendou essa música, ela falou ‘Eu quero agora uma música de mulher sofredora’. E deu exemplos de canções do Assis Valente, Ary Barroso, aqueles sambas da antiga, onde os maridos saíam para a gandaia e as mulheres ficavam em casa sofrendo, tipo “Amélia”, aquela coisa.

Ela encomendou e eu fiz.

Crítica à música de Chico Buarque

A principal crítica à faixa “Com açúcar, com afeto” apontada pelo movimento feminista é o fato da música colocar a mulher em uma condição inferior, como subalterna.

Chico foi procurado pelo portal para comentar a decisão de não interpretar mais a música, mas ele preferiu não comentar e também não informou se outras faixas de seu repertório não serão mais executadas por conta das críticas.

No filme, Buarque lembra que na época em que escreveu a canção ele não tinha a compreensão que tem hoje sobre o machismo apresentado na letra.

Ouça “Com açúcar, com afeto” na voz de Nara Leão no player abaixo.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!