Yvees
Crédito: divulgação

O cantor e compositor baiano Yvees está divulgando o lyric video da faixa “Já pensou”.

Feito em animação, o material audiovisual traz cada frame dialogando diretamente com os versos da canção.

Influenciado por nomes como Gilberto Gil, Jorge Vercillo, Rael e Emicida, o artista anteriormente havia lançado os singles “Eu e você” e “Sorriso de Amor”.

Yvees estreou em 2018, quando disponibilizou nas plataformas digitais um EP gravado ao vivo no estúdio Z6 com quatro músicas autorais.

DurangoKid

DurangoKid
foto: divulgação

O rapper DurangoKid lançou no YouTube o clipe da faixa “Flow Petrópolis”, que sucede o single “Liricanalha”.

O vídeo foi dirigido por Gregori Bastos e mostra o artista perambulando à noite pela cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. No momento, Durango prepara seu novo disco, que vai misturar o Rap e o Trap ao Funk e Reggaeton.

Na pandemia, ele realizou a live Prólogo DKMERON – Uma Epifania Digital, em que mostrou canções inéditas e destaques da sua discografia.

Nelson D

Nelson D
foto: divulgação

O cantor, compositor e produtor de origem indígena Nelson D lançou nas plataformas de streaming o clipe da faixa “Nossa Flecha”.

A música mistura o folk brasileiro com a psicodelia e antecipa o próximo álbum do artista, que será liberado em Agosto através do selo Balaclava. Na letra, Nelson levanta temáticas de relevância social como a luta de seu povo e a incessante busca por uma sociedade igualitária no país.

A flecha que o título menciona é representada como símbolo da resistência indígena no que diz respeito à demarcação das terras. Em tempos de pandemia, ela também se torna sinônimo de uma seringa, simbolizando a luta pela vacinação do povo brasileiro.

“Soa sempre um pouco demagógico falar de união, empatia e equidade, mas no Brasil por enquanto nunca será desnecessário,” comenta Nelson D, que também liberou um remix da canção assinado por L_cio.

La Burca

La Burca
foto: divulgação

A banda paulista La Burca disponibilizou nas plataformas digitais seu terceiro disco inédito, Desaforo – volume I.

O álbum apresenta sete músicas com influência do Post Punk, Punk e Folk, e marca a nova formação do grupo, que virou um power trio cantando em português. Apesar disso, o material conta com uma composição em inglês, além de duas instrumentais.

“É um disco especial, feito em um momento bem complicado para quem lida com música, cultura, estamos todos parados, sem tocar há um ano e meio, né. Então foi feito com toda intensidade e dedicação, driblando todos os problemas pandêmicos e pessoais no meio do caminho. Foi um desaforo bom. E está sendo diferente por ser a primeira vez que mostramos músicas em português, há um outro tipo de interação e comunicação com o público, eu creio,” conta a vocalista e guitarrista Amanda.

Além dela, integram o grupo Daniel Guedes (guitarra) e Ed Paolow (baterista).

Ambulante

Ambulante
foto: Daiane Dias

O duo carioca Ambulante, formado por Anastácia (voz) e Iuri Nascimento (voz e guitarra), estreou na carreira com o single “Tá Querendo” através do selo Toca Discos.

A canção que está na trilha da série Os Ausentes, do HBO Max, fala sobre gênero e liberdade.

“É a exaltação da cultura suburbana por meio da pessoa que usa o shortinho colado, cabelo na régua, bigode no cerrado, mas se ela quiser, ela vai para o baile de favela com glitter. É sobre corpo livre e ativo, se aceitar e se impor na sociedade como se é. E também é sobre diversão, sobre festa,” comenta Anastácia.

O seriado Os Ausentes estreou dia 22 de Julho.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!