5 artistas que são a nova cara da música britânica
Fotos: Wikimedia Commons e Alex Kurun

A música britânica é conhecida há muito tempo por ser uma das mais expressivas do mundo, e isso é especialmente verdade quando falamos do cenário Pop.

Com nomes como Adele Ed Sheeran liderando um movimento que domina as paradas há anos, a cena do Reino Unido vem ganhando novos nomes que buscam rivalizar — no bom sentido, é claro — com essas estrelas já estabelecidas, trazendo novas misturas únicas de gêneros digeridas da forma mais consumível possível.

Pensando nisso, resolvemos separar 5 nomes que vêm se destacando nessa missão e conseguindo, de fato, atingir números expressivos e/ou recebendo um reconhecimento que os coloca frente a frente aos maiores nomes da música britânica nos últimos anos.

Conheça logo abaixo!

Arlo Parks

Arlo Parks
Foto por Alex Kurun

Dona de um dos melhores discos de 2021, Arlo Parks nos pegou de surpresa com sua sonoridade totalmente especial. Mesmo antes de lançar o espetacular Collapsed in Sunbeams, a cantora já tinha conquistado atenção com singles como “Eugene” e “Black Dog”, sempre mostrando uma mistura única de versatilidade e vulnerabilidade em suas canções.

Com o lançamento do álbum, ela expandiu ainda mais essa capacidade e vem se transformando em ícone para quem busca algo diferente na cena Pop, já que traz elementos que vão do Soul ao Rock Alternativo, passando por outros gêneros como o R&B e o Blues com maestria.

Rag’n’Bone Man

Rag'n'Bone Man
Foto: Divulgação

Sem dúvidas, Rag’n’Bone Man chegou para ficar. O artista de 36 anos demorou para despontar mas, desde o lançamento do mega sucesso “Human”, vem mostrando que não vai abrir mão de tudo que lutou tanto para conquistar — e isso ficou claríssimo com o lançamento de seu novo disco, Life by Misadventure.

O cantor também larga na frente por trazer um som único, que mistura elementos de diversos gêneros diferentes com maestria para criar uma experiência para todos os gostos. A gente falou mais sobre o trabalho espetacular do cara em um especial por aqui, e vale muito a pena conhecer.

SG Lewis

SG Lewis
Divulgação

Pra quem curte um som mais dançante, SG Lewis é a grande pedida. Com apenas 26 anos de idade, o nativo de Reading, cidade que abriga um dos maiores festivais de música do planeta, é parte de um movimento de reviver a Disco e outras culturas do passado com uma perspectiva moderna e pra lá de interessante.

SG também tem um lançamento recente, tendo divulgado em Fevereiro de 2021 o ótimo disco Times. Por lá, o cara conseguiu recrutar até mesmo o lendário Nile Rodgers — e nós trocamos uma ideia bem legal com ele sobre todo esse projeto, conforme você pode conferir clicando aqui.

Stormzy

Stormzy
Foto via Wikimedia Commons

O Rap britânico vive provavelmente seu melhor momento nos dias atuais e a nova cara desse movimento é Stormzy, que já é considerado um astro bem estabelecido. Afinal de contas, já são quase 7 anos desde que ele chamou atenção com seus freestyles espetaculares e, desde então, vem mostrando que não vai aceitar uma fama passageira.

O cantor vem conseguindo cada vez mais cruzar a linha entre o Rap e o Pop e isso ficou claríssimo em Heavy Is the Head (2019), seu último lançamento. Stormzy ainda promete muito mais e certamente é um nome para deixar anotado e seguir acompanhando!

Tom Grennan

Tom Grennan
Foto por Mark Mattock

Quem gosta de uma pegada um pouco mais alternativa precisa conhecer o Tom Grennan, que é um verdadeiro fenômeno da música britânica. Com sua voz poderosa, o cantor de 25 anos desponta como um dos pilares do Pop ao resgatar os elementos que fizeram artistas do país serem tão populares e moldá-los ao mundo moderno.

Ele já tinha feito isso em Lighting Matches (2018), mas a espera valeu a pena para termos o recém-lançado Evering Road, que expande essa sonoridade e agrega ainda mais promessa ao currículo de um jovem já com tantas conquistas — e certamente pronto para muitas outras.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!