Jimmy Scott e Paul McCartney

Em meio a tantas músicas geniais dos Beatles, muitas vezes a icônica “Ob-La-Di, Ob-La-Da” acaba sendo deixada de lado por sua pegada mais jovial e alegre que soa (mas não é!) superficial.

Tanto é que não demorou para surgirem rumores de que a canção estava entre as que John Lennon menos curtia — o autor principal da faixa era Paul McCartney. Ainda assim, o ex-Beatle falou em uma entrevista com Howard Stern há alguns anos sobre como isso não é verdade e explicou a inspiração por trás da faixa, que veio diretamente de um músico nigeriano:

Quem disse? O John gostava dessa música sim, eu acho! A gente não estava de férias, nós estávamos em Rishikesh [na Índia] estudando meditação com o Maharishi. E nós costumávamos ir às boates tarde da noite, [para] beber, dançar, talvez comer algo. E havia um amigo meu, que ficou bem próximo de mim, um cara africano, ele se chamava Jimmy Scott. E a gente dirigia juntos, sabe? ‘Ei, cara, qual a boa’, sabe. E ele dizia, ‘Ob-la-di, ob-la-da, life goes on, brah’. [risos] E eu só amava isso!

Curiosamente, Jimmy Scott também participou da gravação como percussionista; foi sua única colaboração direta com os Beatles, mas mais do que suficiente para colocá-lo na história da música de uma vez por todas.

Paul McCartney falando sobre “Ob-La-Di Ob-La-Da”

Ainda nesse mesmo papo, Macca contou como foi o próprio John Lennon quem compôs de maneira bem improvisada o icônico piano de introdução da faixa:

O que aconteceu foi que eu, o George e o Ringo estávamos meio que sofrendo com [a introdução]. E o John não estava lá, o John estava atrasado — de novo [risos]. Então a gente não chegava em lugar nenhum com aquilo, ficávamos pensando, ‘Não está rolando’. E aí o John aparece no estúdio, pergunta, ‘O que vocês estão fazendo? No que estamos trabalhando?’ Aí falamos de ‘Ob-La-Di’ e ele, ‘Ah, essa!’ E ele vai pro piano e começa a tocar [o que viria a ser a introdução] e nós todos entramos em seguida e pensamos, ‘Sim! Era disso que precisávamos!’

Confira tudo isso pelo vídeo abaixo!