Jason Bonham, John Bonham e Phil Collins
Fotos via Reprodução/YouTube e Wikimedia Commons
 

Jason Bonham tem uma carreira sensacional na música, mas é natural que ele seja sempre comparado ao seu pai, o lendário e saudoso John Bonham (Led Zeppelin).

O cara leva essas coisas na boa e durante uma participação no programa de Howard Stern (disponível em vídeo ao final da matéria, em inglês) ele foi questionado sobre a semelhança de sua pegada com a de John, conhecido por ser um daqueles músicos que “espanca” a bateria, e respondeu:

É uma técnica. Há muita coisa sobre o meu pai que virou tipo… ‘ele tocava muito forte’, essas coisas. Se você assistir ao [show de] 1969 no Albert Hall, ele segura a baqueta bem longe na sua mão, então ele não tem muita ‘jogada’. É só uma técnica, o local onde ele acertava a bateria.

Mas meu pai… ele conseguia tocar o seu kit [de bateria] e soava como o seu kit, e aí ele tocava o meu kit de brinquedo em casa e ainda soava como ele.

Em seguida, questionado sobre ter tido aulas de bateria com o pai, Jason falou sobre uma história hilária envolvendo Phil Collins e uma indignação de John com “todo o barulho” que era feito ao redor do baterista do Genesis:

É engraçado, eu trabalhei com o Phil Collins alguns anos atrás e eu contei a ele uma história engraçada, porque o Phil amava o meu pai e disse que o viu antes dele estar no Zeppelin. Então eu disse, ‘Quando você lançou o ‘Duke’ e ‘Turn It On Again’ saiu, você venceu o meu pai na enquete da premiação da Melody Maker [revista britânica] e ele me fez aprender ‘Turn It On Again’, do Genesis quando eu tinha 12 anos’.

Então eu estou lá com 12 anos sentado na bateria e [o John] coloca pra tocar no jukebox e aí eu estou ali tocando junto. Eu toco umas três vezes, ele vai falando ‘toca de novo’, ‘toca de novo’, lá pela terceira vez ele fala ‘é isso’. E aí ele fala, ‘Eu não sei que barulho todo é esse, meu garoto de 12 anos consegue tocar essa música’. [risos]

Ah, John, um verdadeiro ícone! Aproveite para relembrar “Turn It On Again” abaixo e vale ressaltar: apesar da canção do Genesis ser um clássico, não fazia muito tempo que o Led Zeppelin havia lançado In Through the Out Door que conta com a incrível “Fool in the Rain”…

LEIA TAMBÉM: 5 vídeos que mostram o talento de John Bonham, o maior baterista de todos os tempos

Jason Bonham relembrando John Bonham

Ouça o novo álbum do Melim!