Circus
Crédito: Daniel Marques

A banda carioca Circus lançou nas plataformas digitais o álbum Transmissão. Composto por oito faixas, o trabalho foi financiado pelo público através do chamado “crowdfunding informal”, segundo os integrantes.

Eles organizaram um circuito de shows que consistia em quatro eventos seguidos de produção independente, voltado totalmente para a arrecadação e viabilização do disco, que conta com diversas participações especiais, como as de Arthur Mutanen (Bullet Bane), Caio Weber (Cefa), Renato Rasta (NDR) e Rodrigo Lima (Dead Fish), entre outras.

As letras têm cunho social e político, ressaltando as lutas de classes e a desigualdade que impera dentro de um sistema econômico capitalista. As canções também abordam a propaganda consumista e a cultura de desinformação nas redes sociais.

“Além de acreditar e espalhar um ideal que prega igualdade e liberdade, combatemos todo discurso de ódio e um sistema econômico que cada vez mais vai explorando e precarizando. Os males do sistema não são apenas consequências, são planos e estratégias, é uma luta de classe, onde um grupo paga e sofre pelo privilégio do outro,” analisa o vocalista Bernardo Tavares.

O álbum foi produzido por Jorge Guerreiro (Dead Fish, Matanza, Pitty, Titãs, Rancore) e Bráulio Drumond, em celebração à diferentes gerações do cenário nacional.

A Circus, que estreou há seis anos com o disco Em Meio à Destruição, também é formada por Alex Heink (guitarra), Eduardo Lopez (guitarra), Thales Ramos (baixo) e Hugo Rezende (bateria).

A Balsa

A Balsa
foto: Daniel Paiva

O duo paulistano A Balsa divulgou recentemente no YouTube o clipe feito para a canção “Veraneio Temporal”.

O vídeo tem direção e fotografia de Fabricio Rodrigues, que filmou o projeto em Londres à luz do verão europeu durante a época de afrouxamento das medidas de segurança por lá, diante da Covid-19.

Quem aparece nas imagens, que apresentam um contraste entre realismo e surrealismo, é o ator Javier Gonzalez.

“O isolamento mexeu muito com todo mundo e a falta de perspectiva futura tem feito a gente se apegar à lembranças e hábitos antigos. O passado se tornou o que de mais concreto podemos ter, hoje em dia,” destaca Fil, vocalista e compositor da dupla.

A banda de pop experimental também liberou a faixa “Filtro Solar”, que completa os três lançamentos baseados na saudade do verão. A série foi iniciada com a música “Ondas do Rádio”.

Taboo

Taboo
foto: divulgação

A banda mineira Taboo liberou o clipe da música “Meia-vida”, que estará presente em seu próximo álbum, ainda sem título revelado.

O vídeo mostra diversos rostos anônimos que cantam a letra, que busca refletir sobre invisibilidade social e todos aqueles que escolhemos fingir que não existem mas que estão a nossa volta.

“‘Meia-vida’ é um dos momentos críticos do nosso álbum. Ela apresenta o olhar de um indivíduo privilegiado sobre um outro não privilegiado, no momento em que o primeiro descobre as suas semelhanças e diferenças. A música é uma crítica a nós mesmos, à nossa indiferença em relação à sociedade e como ela trata diferentes grupos de pessoas,” afirma o baterista Matheus Leite, diretor do clipe junto com Tomás Gomes.

A faixa sucede os singles “Manhã”, que trouxe a participação de Doca Rolim (Skank), e “Agosto”. Ambas as canções vão aparecer no disco de estreia.

A formação da Taboo é completada por Lucas Nobre (vocal e guitarra), Michelle Marques (guitarra) e Max Dias (baixo). O quarteto tem no currículo ainda a música “Sua Cor” e o EP Valência, produzido por Leonardo Marques (Maglore, Moons, Young Lights).

Arthur Brenner

Arthur Brenner
foto: divulgação

O cantor e compositor Arthur Brenner estreou na carreira solo com o single “Vem Morena”, que chega acompanhado de um lyric video disponibilizado no YouTube.

A canção, feita em parceria com seu pai, foi produzida, gravada, mixada e masterizada totalmente em casa, por conta da quarentena.

Os arranjos da música fazem algumas referências simbólicas aos artistas que mais inspiram Arthur, como George Harrison e Alceu Valença. Anteriormente, o artista integrou as bandas Esquadra e Alarmes.

Caacto

Caacto
foto: divulgação

Arthur Brenner também tem lançamento com a Caacto, dupla formada por ele (voz e guitarra) junto com João Oliveira (bateria e synths).

Eles liberaram o lyric video feito para a primeira música de trabalho do projeto, “Pra Me Encontrar”. A faixa foi produzida e gravada totalmente em casa pelo duo por causa da pandemia do coronavírus.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!