Led Zeppelin
Foto via site oficial

O caldo voltou a azedar lá para os lados do Led Zeppelin.

Um processo sobre o suposto plágio do clássico “Stairway to Heaven” será reaberto uma terceira vez, pouco depois da justiça tomar uma decisão favorável à banda de Jimmy Page e companhia.

Em 2014, o guitarrista Randy California, do grupo Spirit, entrou na justiça alegando que o hit de 1971 é muito parecido com a canção de sua banda, “Taurus”, lançada em 1968. Após audiências em 2016 e 2018, como citamos, a bola acabou ficando com o Zeppelin, já que o juiz decidiu que não houve plágio.

Agora, Michael Skidmore, o representante de Randy, fez uma nova petição à Suprema Corte dos Estados Unidos para reabrir o processo (via Law360).

Em comunicado (via NME), Skidmore declara:

A opinião [do Nono Circuito] é um desastre para os criativos cujo talento é frequentemente explorado. Da mesma forma, é um presente para a indústria da música e seus advogados — recebido com entusiasmo — por um circuito cujo próprio juiz observou uma vez: ‘Nosso circuito é o mais hostil aos proprietários de direitos autorais de todos os circuitos’.

E continua:

O ‘tribunal de apelações do Circuito de Hollywood’ finalmente deu a Hollywood exatamente o que ela sempre quis: um teste de direitos autorais que não pode perder.

Complicado. O Led Zeppelin ainda não se pronunciou sobre o caso.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!