Incêndio em torres 5G
Reprodução/Twitter

Todo mundo está assustado com a pandemia do novo coronavírus, mas algumas pessoas estão passando dos limites. Uma teoria da conspiração tem circulado pelo planeta dizendo que a tecnologia 5G, para conectividade de celulares, é responsável pela doença — e mais gente do que deveria está acreditando nisso.

Como contou a VICE, em lugares como Holanda, Nova Zelândia e Irlanda a situação está bem preocupante. Pessoas estão chegando a atear fogo nas torres de telefonia responsáveis por propagar a nova tecnologia, e em alguns casos até mesmo torres de 4G estão sendo incediadas por engano.

O primeiro ataque, segundo a publicação, ocorreu no Reino Unido semana passada. Mais recentemente, foram duas torres queimadas na Holanda e mais duas na Irlanda. Foram estas últimas que, na verdade, eram de tecnologia 4G.

Em entrevista ao jornal holandês De Telegraaf, o diretor de uma fundação que trabalha no posicionamento de torres de telefonia, Rob Bongelaar, disse:

A disponibilidade de uma infraestrutura digital confiável é essencial. As conexões são desesperadamente necessárias para hospitais e casas de cuidado… e aí existem aqueles que, de forma deliberada, incendeiam esses mastros. Incompreensível e inaceitável.

Abaixo, você pode ver um Tweet que mostra uma das torres incendiadas na Holanda.

Artistas no movimento Anti-5G

A maior fonte de compartilhamento dessas teorias é o Facebook. Por isso, a empresa já disse que irá tomar providências e um dos maiores grupos ativistas desse aspecto já foi banido da plataforma; trata-se do Stop5GUK, do Reino Unido, com dezenas de milhares de membros ativos.

Por outro lado, alguns artistas têm dito que estão de acordo com a teoria. É o caso de nomes como os atores John Cusack Woody Harrelson, além da rapper M.I.A, que também virou polêmica recentemente por se posicionar contra vacinas (ainda que tenha eventualmente esclarecido a questão).

Até o momento, toda a evidência científica aponta que não há nenhuma possibilidade de conexão entre as duas coisas. É sempre importante manter um pensamento questionador, porém vale lembrar: ciência e opinião são coisas bem diferentes!

LEIA TAMBÉM: estudo científico projeta distanciamento e quarentena até 2022

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!