Roger Waters cantando Victor Jara
Reprodução/Facebook

Roger Waters teve que adiar sua turnê “mais política” recentemente, mas não significa que ele vá ficar quieto.

Do seu estúdio caseiro, Roger fez uma versão da música “El Derecho de Vivir en Paz”, do chileno Victor Jara. Dedicando a cover às pessoas de Santiago, Quito, Jaffa, Rio de Janeiro, La Paz, Nova York, Bagdá, Budapeste e “todos os outros lugares em que o homem tenta nos machucar”, o ex-Pink Floyd adaptou a letra para os tempos atuais — inclusive citando o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Em trechos da letra, Waters diz:

Da minha cela na cidade de Nova York / Eu posso ouvir os cacerolazos [panelaços] / Eu sinto o seu cheiro, Pinero [provavelmente em referência a Sebastián Piñera, presidente chileno] / Todos os ratos malditos têm o mesmo cheiro.

Então cuidado Bolsonaro, Guido [provavelmente em referência a Guido Fawkes, site da direita inglesa] e [Narendra] Moti e [Donald] Trump / O cacerolazo é mais alto que todas as suas armas / É o coração das pessoas batendo / E a mensagem está perfeitamente clara / Nossa mãe Terra simplesmente não está à venda.

Você pode ver a cover completa logo abaixo, via Facebook. O trecho sobre Bolsonaro aparece por volta da marca de 2:20.

Roger Waters e “El Derecho de Vivir en Paz”

https://www.facebook.com/rogerwaters/videos/2999216233489435/

A canção original de Jara virou uma espécie de hino contra regimes ditatoriais no Chile. O autor da música de 1971 havia escrito em letra inicialmente em referência ao líder comunista vietnamita Ho Chi Minh, enquanto os EUA estavam em guerra contra o país asiático.

Porém, quando alguns anos depois o regime ditatorial de Augusto Pinochet tomou conta do país sul-americano, Victor Jara foi perseguido, torturado e morto. Desde então, “El Derecho de Vivir en Paz” se tornou um hino de resistência do país e uma lembrança dos tempos sombrios da ditadura. Ela foi revivida com força durante os protestos locais de 2019 contra o presidente Sebastián Piñera.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!