Donald Trump critica vitória de
Reprodução/Twitter

A época de eleições nos EUA está chegando e os comícios já estão acontecendo. Nesta quinta-feira (20), o atual presidente e candidato à reeleição Donald Trump esteve em Colorado Springs, no Colorado, para fazer campanha.

Por lá, além de falar sobre política, o mandatário também opinou sobre cinema. No meio de seu discurso, ele criticou a vitória de Parasita no Oscar — o filme se tornou o primeiro estrangeiro em língua não-inglesa a receber a estatueta de Melhor Filme e foi premiado em diversas categorias. Trump disse (via The Wrap):

Por sinal, quão ruim foi a cerimônia do Oscar? E o vencedor é um filme da Coreia do Sul. Que diabos é isso? Já temos problemas suficientes com a Coreia do Sul no comércio. Por cima disso, eles dão a eles o melhor filme do ano? Foi bom? Eu não sei. Podemos ter ‘E o Vento Levou’ de volta por favor? ‘Crepúsculo dos Deuses’. Tantos filmes bons, e o vencedor é da Coreia do Sul. Achei que era o melhor filme estrangeiro, certo? Melhor longa estrangeiro. Não! Isso já aconteceu antes?

Vale lembrar que, recentemente, E o Vento Levou tem sido alvo de críticas por reproduzir comportamentos racistas. Como disse o jornalista John Beifuss, o longa de 1940 sugere que “o ‘Velho Sul’ era um lugar de ‘escurinhos’ felizes que se beneficiavam do temperamento gentil de seus donos”.

Em tempo, o filme não foi exibido pela primeira vez em 34 anos em um evento especial de Memphis, no Tennessee, pois os organizadores acreditam que não podem “mostrar um filme que é insensível a um grande segmento da população local”.

Abaixo, você pode ver o vídeo com o discurso de Trump no Colorado.

Donald Trump, cinema e Brad Pitt

Ainda no mesmo comício, Donald Trump criticou o ator Brad Pitt de uma forma bem gratuita. Ele chamou o ator, vencedor de Oscar por Era Uma Vez em… Hollywood de “pequeno espertinho”.

Quem não deixou a crítica barata foi a NEON, produtora que distribuiu Parasita nos EUA. Sucinto, um Tweet da empresa apenas cutucou o presidente dizendo que é “compreensível” ele não ter curtido a vitória dos coreanos, já que ele “não sabe ler”. A resposta é uma referência à necessidade de assistir ao filme com legendas, prática pouco comum no país.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!