Lana Del Rey
Foto via Wikimedia Commons

O chefe do festival escocês TRNSMT, Geoff Ellis, acaba de dar uma declaração polêmica sobre a igualdade de artistas em eventos. Para ele, festivais com mulheres na mesma quantidade de homens ainda vão demorar para acontecer.

Com headliners como Liam GallagherCourteenersIan Brown e Lewis Capaldi, e um total de treze nomes divulgados, apenas duas mulheres fazem parte até agora da programação do TRNSMT: Rita Ora e Little Simz.

A “explicação” dele para o fato é a seguinte: “mulheres precisam tocar mais guitarra e participar de bandas”.

Em entrevista publicada pela NME ele afirma que demorará um pouco até que homens e mulheres tenham exatamente os mesmos 50% de espaço porque há muito menos artistas femininas no mercado. “Isto está a frente de qualquer grande festival”, declarou.

Por outro lado, para 2021, ele prometeu devolver ao evento um palco exclusivamente feminino, o Queen Tuts, com a intenção de “ajudar mais as mulheres a verem as oportunidades”.

Festivais com mulheres

Este assunto vem sendo discutido há algum tempo na indústria da música e alguns resultados já puderam ser vistos. Recentemente pela primeira vez em sua história o Primavera Sound, de Barcelona, na Espanha, igualou em 50/50 o números de suas atrações homens e mulheres. Alguns dos nomes femininos escalados para o evento foram Charli XCXLizzoChristine and the QueensRobyn e Miley Cyrus.

Na Noruega, o Øya Festival 2019 marcou o terceiro ano consecutivo de igualdade no lineup. Entre as atrações estiveram Robyn, SigridErykah Badu, Christine and the Queens e mais.

No Brasil, analisando as atrações principais dos dois maiores festivais ainda podemos perceber a falta de espaço para as mulheres. Neste ano a única headliner feminina do Rock in Rio, entre sete nomes, foi a cantora P!nkque chegou a falar sobre esse assunto com a apresentadora Titi Müller.

No Lollapalooza, Marisa Monte, parte do Tribalistas, também foi a exceção num cartaz que destacou Arctic MonkeysKings Of LeonKendrick LamarSam SmithPost MaloneLenny Kravitz e Twenty One Pilots. Em 2020, duas das três noites do Lolla terão mulheres fechando o evento: Lana Del Rey na sexta-feira e Gwen Stefani no domingo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!