Música do Super Nintendo
Foto: Reprodução/YouTube

Lá em 1990, era lançado no Japão um dos consoles de vídeo game mais icônicos do mundo: o Super Nintendo Entertainment System (ou SNES).

Jogos como Super Mario Wolrd, Final Fantasy VI, Castlevania IV, Donkey Kong e muitos outros marcaram a infância de várias crianças e adolescentes que viveram nos anos 90, e suas trilhas sonoras são grandes responsáveis pelo sucesso destes jogos até os dias de hoje.

Como você deve bem saber se viveu nessa época, a tecnologia apesar de inovadora obviamente não era tão avançada quanto hoje — e isso em diversos aspectos além dos vídeos games. Um dos maiores impasses era o espaço para dados em diversos dispositivos. Você se lembra quando computadores e outros aparelhos apenas tinham espaço para acomodar algo na casa dos kilobytes e megabytes?

Bem, isso teve um grande impacto na música, e principalmente para os consoles de jogos. Um vídeo do canal Nerdwriter1 explicou tim tim por tim tim como a trilha sonora era feita apesar das diversas limitações. Eles revelam, inclusive, que um chip do Super Nintendo acomodava apenas 64KBs de áudio. Hoje em dia, para você ter uma noção, uma única canção no iTunes tem 100 vezes (!) este tamanho.

Como aponta o vídeo, os criadores destas trilhas precisavam de uma baita criatividade para conseguir incluir canções que fossem memoráveis nos jogos. E elas foram!

Assista abaixo.

LEIA TAMBÉM: 8 músicas marcantes de jogos da Nintendo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!