Satoru Iwata, CEO da Nintendo desde 2002, infelizmente faleceu no começo de Julho devido à complicações do câncer com o qual batalhava.

Iwata não era um presidente de empresa como qualquer outro: mesmo ocupando o cargo mais alto da empresa, ele constantemente ajudava na produção dos seus jogos. Sendo conhecido como um “Deus da programação”, sem a ajuda de Iwata diversos games mundialmente conhecidos não existiriam ou então demorariam anos para serem terminados.

Em sua homenagem, preparamos uma lista com algumas das trilhas sonoras mais marcantes dos jogos popularizados pela Nintendo.

Super Mario Bros.

Carro chefe da empresa, o Super Mario Bros. (do videogame NES), criado por Shigeru Miyamoto, foi um dos jogos mais influentes para a história dos videogames, recuperando o quase falido mercado norte-americano de jogos nos anos 80. A trilha sonora do jogo, criada por Koji Kondo, ficou imortalizada na memória de milhões de amantes dos jogos no mundo todo e é até hoje utilizada nos jogos recentes da série.

The Legend of Zelda

Mais um dos destaques da empresa, The Legend of Zelda é uma das séries populares exclusivas da Nintendo. Criada em 1986 por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, a história geralmente envolve o resgate da princesa Zelda por Link, protagonista dos jogos. A trilha sonora da maioria dos jogos da série também foi feita por Koji Kondo. Confira logo abaixo uma ótima versão medley envolvendo o tema principal do jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=qkYSuWSPkHI

Pokémon

Após Mario, Pokémon é provavelmente a maior franquia da Nintendo, criada por Satoshi Tajiri. Apesar dos jogos originais terem sido lançados em 1996, o desenho que popularizou a série só foi lançado um ano depois. A trilha sonora dos primeiros jogos foi composta por Junichi Masuda, que desenvolveu um programa especial para criar essas faixas (em 8 bit).

Abaixo, você pode conferir a música mais conhecida da série, tema dos jogos Red e Blue. A música foi retrabalhada ao longo dos anos, com uma versão orquestral sendo feita para o desenho.

EarthBound

EarthBound tem uma conexão especial com Satoru Iwata. A programação inicial do jogo (feita pela companhia responsável) era uma bagunça e, ao perceber isso, Iwata pediu para que ele mesmo pudesse reprogramar todo o jogo a partir do zero. O resultado foi um sucesso de vendas no Japão e ótima recepção pela crítica.

Tetris

Tetris dispensa qualquer tipo de explicações. Criado na União Soviética em 1984 por Alexey Pajitnov, o jogo acabou se tornando um dos principais de dispositivos como NES e Game Boy. A música mais popular do jogo é um arranjo instrumental da canção russa “Korobeiniki”, e você pode ouvi-la logo abaixo.

Animal Crossing

A série de jogos da franquia Animal Crossing foi criada em 2001, originalmente para o Nintendo 64 e GameCube. A música tema do primeiro jogo, criada por Kazumi Totaka, marcou o começo de uma série de ótimos jogos lançados para praticamente todas as plataformas futuras da empresa.

Top Gear

Apesar de não ser exatamente um jogo exclusivo da empresa, o primeiro Top Gear foi lançado para o Super Nintendo, em 1992. Sua música acabou sendo eternizada na mente dos fãs. Relembre:

 

Ou então, caso você prefira algo menos “8 bit”, veja esse cover:

F-Zero

Outra grande franquia da empresa, F-Zero também teve uma música marcante: “Mute City”. O jogo também foi criado por Shigeru Miyamoto, em 1990.

https://www.youtube.com/watch?v=a0WzWdSVFmE

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!