Sofar Sounds

O projeto Sofar Sounds tem como ideia principal desenvolver e fomentar a cena artística local de cada cidade por onde passa, promovendo shows secretos, sediados em lugares bem diferentes. Tudo é capturado em vídeo e posteriormente distribuindo em vários canais. Neste primeiro bimestre de 2018, quatro cidades brasileiras vão receber o evento que já é conhecido no mundo todo: Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A exigência que o projeto faz à plateia é: silêncio total durante as performances musicais. O motivo disso vem do histórico do projeto, que começou em Londres em 2009, idealizado pelos amigos Rafe Offer, Rocky Start e Dave Alexander. Os três, ao participarem de um show, perceberam que eram interrompidos constantemente por conversas, barulhos de copos no bar e telefones. Frustrados, resolveram fazer uma apresentação na própria sala de estar, reunindo uma plateia que realmente ansiava pela conexão com os artistas e estavam 100% focados na música.

Desde 2009 o projeto cresceu e rendeu bons frutos, sendo hoje um movimento global que busca recuperar a magia da música ao vivo. Os shows são secretos (o local só é divulgado 48 horas antes do evento e as atrações da noite apenas NA HORA do show) e acontecem em ambientes intimistas.

Confira as datas das próximas apresentações nas cidades brasileiras:

Brasília, Salvador, Florianópolis,Curitiba, Belo Horizonte e Uberaba também recebem edições do Sofar, mas ainda não têm nenhum evento agendado para este ano. Você pode conferir os eventos que já aconteceram na página de cada cidade.

O Sofar está presente em 397 cidades espalhadas por 60 países em todo mundo. São registrados cerca de 500 shows ao mês, dos quais aproximadamente 70 ocorrem apenas em Londres. Apenas convidados podem participar dos eventos e, para ser um deles, o interessado deve se cadastrar no site oficial do projeto e optar pelo evento desejado.

As equipes regionais do Sofar fazem uma seleção prévia dos participantes, pois a composição da plateia é em número limitadíssimo e após ser selecionada, a pessoa precisa confirmar a presença no evento para ser comunicada onde as apresentações acontecerão.

A comunidade do Sofar define que o line up para cada edição do evento deve conter de três a cinco performances, priorizando e apoiando a música independente produzida em cada estado. Cada apresentação dura cerca de 20 minutos, com intervalos de 25 entre as apresentações. Além de fomentar a musicalidade regional, a proposta também apoia e pretende reunir os mais diversos tipos de manifestações artísticas que compõem a cultura de cada local.

Voluntários

Se o seu interesse pelo projeto extrapolar a vontade de ser apenas um dos convidados, o Sofar recebe qualquer interessado em se voluntariar na organização de um evento e participar dessa comunidade global. Há opções para quem deseja disponibilizar seu espaço para receber os shows, ou se oferecer como artista, ou ainda compor a equipe de profissionais organizadores de cada edição. Todas as informações sobre como participar estão na página oficial do evento de cada cidade.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!