Lançamentos Nacionais: Ayam Ubráis Barco, Picanha de Chernobill, Water and Man, Joana de Barro e Nan

Rock misturado com ritmos baianos, indie, rock clássico, folk... e a música brasileira segue produzindo coisa de muita qualidade em 2017.

Ayam Ubráis Barco
Ayam Ubráis Barco

Ayam Ubráis Barco se define como um “cantautor” que cresceu escutando canções indígenas, cancioneiros populares e também os clássicos do rock. Também é artista plástico e poeta, mas sempre encontra um tempo pra música.

Tanto é que o artista baiano acaba de lançar o segundo disco de uma trilogia que vem preparando desde 2013. O primeiro, lançado em 2014, se chama ¡Partir O Mar Em Banda!. O segundo acaba de sair do forno, com o título Na Peleja da Navegança...

A sonoridade surpreende. Um rock enérgico, conduzido por guitarras poderosas. Mas com o melhor da Bahia ao fundo: instrumentos de percussão, de sopro e um vocal ritmado, ao estilo repente. Lembra Alceu Valença. Vale muito a pena conhecer.

Disponível em todas as plataformas de streaming e também no YouTube, que você pode conferir abaixo:

 

Picanha de Chernobill

Uma banda que viu nas ruas de São Paulo uma oportunidade de, não apenas mostrar seu trabalho, mas levar uma proposta artística diretamente pra população, sem intermediários.

A Picanha de Chernobill, fez nos últimos três anos, mais de 300 shows de graça na rua, grande parte deles na Avenida Paulista, centro financeiro e cultural de São Paulo.

Eles moram, junto com outros artistas, no Estúdio Lâmina, um espaço cultural, onde dividem experiências e criam coisas novas. Junto com o Mustache e os Apaches, eles criaram até um festival, o Anhangabablues, também realizado no centro. E o som que sai desse encontro é algo simplesmente sensacional.

O trio, formado no Rio Grande do Sul, toca rock clássico, inspirado em bandas como o Creedence Clearwater, Chuck Berry e outros precursores do gênero. Agora, eles conseguiram lançar o terceiro disco da carreira, através de financiamento coletivo.

Ele se chama O Conto, a Selva e o Fim, e você pode ouvir em várias plataformas online.

 

Water and Man

A banda carioca Water and Man já tem um disco no currículo, lançado em 2014, chamado Into the Infinite. Desde então, sempre de maneira independente, os caras já tiveram o privilégio de abrir um show do Sublime With Rome em São Paulo e de gravar pro AudioArena Originals, entre outras coisas.

Agora, o grupo está lançando um vídeo oficial para o single “Beautiful Waterfall”. Como todo o trabalho anterior do Water and Man, trata-se de um indie rock, cantado em inglês, e muito competente. Confira você mesmo.

 

Joana de Barro

Mais um grupo da cena independente carioca tentando ganhar o Brasil. A Joana de Barro está lançando o primeiro EP, chamado Mió. São seis garotos que se dizem muito influenciados pela poesia de Manoel de Barros.

Na música, eles reproduzem uma mistura de Clube da Esquina com o hardcore. É possível? O resultado parece um indie rock, mas com a presença marcante do violão e uma guitarra cheia de efeitos. As letras são belíssimas, assim como a capa do EP.

O trabalho está em todas as plataformas de streaming, e você pode ouvir, abaixo, via Spotify.

 

Nan

O disco de estreia de Renan Marcel Melo, conhecido como Nan, saiu no finzinho do ano passado, mas só nas plataformas digitais. Agora, o cantor e compositor, devido à alta demanda, decidiu lançar a versão física de Grey.

A sonoridade é o folk, mas “misturado com emoção”, segundo ele próprio. Com uma levada bastante competente no violão, inspirada por nomes como Ben Harper e Eddie Vedder, Nan canta sobre uma fase “meio preto e branco” de sua vida.

Ouça abaixo o trabalho do músico curitibano.