Morreu ontem, dia 27 de Junho, o mais do que influente baixista Chris Squire, membro fundador do Yes.

Squire lutava contra uma leucemia descoberta há apenas seis semanas, enquanto fazia tratamento contra a doença na cidade de Phoenix, Arizona.

A notícia veio através da página da banda no Facebook, que revelou a morte de Squire na noite de ontem em casa, ao lado da esposa Scotty.

Tido como “a cola” que conseguiu manter a banda unida desde a formação em 1968, ele foi o único integrante do grupo a estar em todos seus 21 discos lançados entre 1969 e 2014.

Junto com baixos da fabricante Rickenbacker, o músico criou um som bastante próprio e tornou-se influência para baixistas de diversas gerações no mundo todo. Além de sua participação nos bastidores, como citado acima, a sonoridade característica contribuiu muito para que o Yes se tornasse um dos mais influentes grupos de rock progressivo da história.

Nascido em Londres, Chris adotou a cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, como seu lar. O Yes lançou seu último disco, Heaven & Earth, em 2014, e cancelou datas de uma turnê para divulgar o álbum quando descobriu a doença do baixista, em Maio.

Há shows marcados para Agosto, e a banda ainda não se pronunciou a respeito dessas datas.

Que descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

 

Compartilhar