Embora o disco de vinil tenha atingido o ápice de vendas nas décadas de 70 e 80, o que se viu depois disso foi uma vertiginosa queda na aquisição das tradicionais “bolachas”. Entretanto, de 2008 para cá, a compra desse tipo de formato tem aumentado, criando demanda suficiente para que as bandas façam seus lançamentos nos saudosos bolachões.

É neste cenário que surge o VYNL, serviço de distribuição de LP’s similar ao Netflix, de séries e filmes, com uma considerável diferença: o produto chega diretamente na casa do assinante pelo correio.

Criado por Nick Alt, programador de 35 anos, o site oferece uma lista de “vibes” (#gamenight, #rainyday, por exemplo) e, a partir dessa seleção, a pessoa recebe três álbuns com o tema escolhido. Os que ela gostar podem ser adquiridos por $12 (além da mensalidade pelo serviço que custa $15), e o restante pode ser enviado de volta até o final do mês.

O projeto foi financiado via Kickstarter, cuja meta era arrecadar $10.000 para sua criação. Ao término do período de doação, o VYNL conseguiu quase quatro vezes mais do valor proposto, com a quantia de $36.000.

Atualmente, para utilizar o serviço, é preciso cadastrar e-mail no site do VYNL e aguardar o recebimento do convite. A primeira leva de LP’s está prevista para ser entregue aos usuários em fevereiro.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!