Kathleen Hanna, Avril Lavigne e Ben Stiller

Nas últimas horas o mundo todo ficou sabendo que Justin Bieber, um dos cantores mais populares do planeta, foi diagnosticado e se tratou contra a Doença de Lyme.

Pouco comum aqui no Brasil, a doença já atingiu muita gente da música, principalmente na América do Norte, e sempre fica um questionamento gigantesco a respeito do que exatamente ela representa, quais são sintomas, causas e tratamento.

Pois nós viemos aqui para falar sobre isso e para listar 10 outros músicos além de Bieber que também lutaram contra a enfermidade.

Doença de Lyme

A Doença de Lyme é uma infecção causada por uma bactéria após a picada de uma espécie de carrapato encontrada principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, por isso a predominância dos casos nessa região. Para se ter uma ideia, são registrados 300 mil casos por ano nos EUA e um número bem menor, de 65 mil, na Europa inteira.

Ela não é transmissível de ser humano para ser humano, nem entre outros animais, e seus efeitos são bastante profundos mas também similares a várias outras doenças, o que faz do diagnóstico uma tarefa bastante difícil.

Os primeiros sintomas costumam ser lesões na pele na região da picada do carrapato, mas depois se desenvolvem para dor de cabeça, febre e muito cansaço.

Quando não é tratada, evolui todos esses quadros e é aí que passa a causar o maior estrago já que além de muito cansaço, provoca dores fortíssimas em locais como as articulações, o que junto com o fato de que pode causar problemas de memória, costuma fazer com que as pessoas afetadas entrem em estados onde não querem sair da cama e sofrem com muita dor.

Como afeta o sistema neurológico, acaba derrubando as pessoas em uma mistura de dor, sensações estranhas pela pele, dormência e até depressão.

Após o diagnóstico que normalmente é feito através de uma combinação de testes de laboratório, testes de imagem e repetidas consultas sobre os sintomas com o paciente, o tratamento é feito principalmente com antibióticos e apesar de lento, tem sucesso na maioria das vezes.

Logo abaixo você pode ver uma lista com 10 artistas entre músicos e nomes da televisão e do cinema que lidaram com a Doença de Lyme, que ganhou esse nome por conta dos primeiros casos na história terem acontecido nas cidades de Lyme e Old Lyme, no estado de Connecticut, Estados Unidos.

 

1Kathleen Hanna


Kathleen Hanna faz cover de clássico de Bruce Springsteen

A líder do Bikini Kill e nome importantíssimo do movimento riot grrrl sofreu bastante com a doença e revelou o processo no documentário The Punk Singer, de 2013.

Foram seis anos até o diagnóstico e, então, um tratamento intenso de três meses.

 

2Avril Lavigne

A cantora canadense foi diagnosticada em 2014 e também passou por dificuldades durante seu tratamento, afetando a carreira musical.

Extremamente confessional, o disco Head Above Water, de 2019, fala sobre o período da doença que ela descreveu como uma intensa “jornada emocional”.

 

3Shania Twain


Shania Twain em 2017

Foto de Shania Twain via Shutterstock

Outra prolífica cantora que sofreu com a Doença de Lyme foi a incrível Shania Twain.

Em 2004 ela deu um tempo na carreira porque sentiu o enfraquecimento da sua voz e acabou descobrindo que isso havia sido causado pela bactéria e pela Doença de Lyme, que enfraqueceu as suas cordas vocais.

 

4Ben Stiller


Ben Stiller

O ator Ben Stiller foi diagnosticado com a Doença de Lyme em 2010, quatro anos antes de receber a notícia de que tinha câncer na próstata.

Após uma cirurgia, ele foi diagnosticado como livre do câncer em 2014 mesmo.

Segundo ele, tudo começou com uma inflamação no joelho que os médicos demoraram muito tempo para diagnosticar até chegar na conclusão de que era Lyme.

 

5Kelly Osbourne


Kelly Osbourne

Foto de Kelly Osbourne via Shutterstock

Filha do lendário Ozzy Osbourne, a cantora e atriz Kelly Osbourne teria passado quase dez anos com a doença sem diagnóstico, já que tomava muitos remédios controlados que mascaravam as dores e os sintomas.

 

6Kris Kristofferson


Kris Kristofferson

Um dos maiores nomes da história da música country e parceiro de Johnny Cash, Willie Nelson e Waylon Jennings no supergrupo The Highwayman, Kris Kristofferson também sofreu com a Doença de Lyme.

O músico ficou de 2006 até 2015 (!) sem o diagnóstico correto da doença e médicos chegaram a dizer para ele que seu problema de saúde seriam estágios iniciais de Alzheimer associados à depressão.

A esposa de Kris disse que os remédios que ele tomava para essas doenças não resolviam o problema e causavam diversos efeitos colaterais, agravados pelo fato de que o diagnóstico correto só veio quando ele tinha quase 80 anos de idade.

 

7Alec Baldwin


Alec Baldwin em 2017

Foto de Alec Baldwin via Shutterstock

Em 2017 o renomado ator fez um discurso emocionante em um evento para arrecadar fundos no combate à doença de Lyme, dizendo que achou que iria morrer por causa da infecção:

Eu realmente achei que era isso, que eu não iria sobreviver. Eu estava sozinho, não estava casado, havia me separado da minha primeira esposa. Eu ficava na cama pensando que morreria disso e só desejava que alguém me encontrasse logo.

8Thalía


Thalía

Foto: Wikimedia Commons

Thalía, fenômeno pop mexicano que chegou aqui no Brasil com bastante força nos Anos 90 e 2000, foi diagnosticada com a doença mas, ao contrário da maioria dos nomes nessa lista, teve a sorte da equipe médica ter feito isso rapidamente.

Com os antibióticos, melhorou e, pelo menos publicamente, nunca revelou grandes impactos na carreira.

 

9Neneh Cherry


Neneh Cherry em 2019

Foto de Neneh Cherry via Shutterstock

Se hoje em dia o diagnóstico da Doença de Lyme é complexo, imagine em 1989, quando a cantora Neneh Cherry descobriu que havia sido picada pelo carrapato e contraído a doença.

Segundo reportagem de época da revista People, o primeiro diagnóstico foi exaustão por causa das turnês, e mesmo após o início do tratamento com antibióticos, ela teve que cancelar vários shows.

 

10Pete Seeger

Um dos músicos mais importantes da história do folk norte-americano, Pete Seeger teria lutado contra a doença, de acordo com declaração da esposa em 2000.

À época, ele tinha 81 anos de idade, e segundo a companheira estava descansando para se tratar e não perder nenhum compromisso com a música.

Seeger morreu em 2014 aos 94 anos de idade.