Oasis (Liam e Noel Gallagher)
Divulgação

As últimas 48 horas foram no mínimo emocionantes para o mundo da música. Nesta última quinta-feira (31) de Halloween, o My Chemical Romance anunciou seu primeiro show em sete anos. Hoje (01) foi a vez do Rage Against the Machine, que vai tocar no Coachella de 2020 após um hiato de nove anos.

A grande verdade é que, pelo menos neste momento, ninguém esperava que ambas as bandas voltassem à ativa. No caso do MCR, o guitarrista Frank Iero até chegou a desmentir Joe Jonas (Jonas Brothers), que entregou a reunião em abril deste ano. Quanto ao RATM, o vocalista Zack de la Rocha demonstrou pouquíssimo interesse em voltar nos últimos tempos.

Bem, de qualquer forma, aconteceu! Isso nos faz pensar em quais outros grupos podem anunciar, mas melhor ainda: quais bandas nós de fato queremos ver voltando a fazer shows.

Confira nossa lista abaixo e comente!

13Operation Ivy

https://www.youtube.com/watch?v=hphz3XVzDQA

Uma das bandas mais influentes do Punk e, também, uma das precursoras da mistura do estilo com o Ska. O Operation Ivy não foi só de onde nasceu o Rancid, como também influência de várias bandas do gênero, como o Green Day.

O grupo surgiu em 1987 em Berkeley, na Califórnia, e tem apenas dois discos lançados — Hectic (1988) e Energy (1989), chegando ao fim no ano de lançamento desde último.

Com todos os membros ainda vivos, está mais do que na hora de reunir essa galera para uma turnê, hein?

12Pink Floyd

Pois, queremos uma terceira reunião do Pink Floyd.

A banda icônica que não precisa de introdução chegou ao fim pela primeira vez em 1995, logo após o lançamento de The Division Bell (1994). Em 2005, os membros se reuniram brevemente, para só em 2012 voltar mais uma vez para lançar o disco The Endless River (2014).

Desde então, Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason tocaram suas carreiras solo e continuam honrando o legado do grupo em suas turnês. Syd Barrett e Richard Wright infelizmente nos deixaram em 2006 e 2008, respectivamente.

11Minor Threat

Essa é só a primeira aparição do icônico Ian MacKaye nesta lista.

O Minor Threat, assim como o Operation Ivy, foi quase como um cometa no Punk. A banda de Washington D.C. esteve ativa apenas entre 1980 e 1983, lançando dois EPs e um disco neste período — em 1985, já inativos, eles lançaram o EP Salad Days.

Mais uma com os membros ainda vivos, não custa nada fazer uns shows, né?

10Hole

Este é o nome mais possível dessa lista, já que o Hole se reuniu para ensaiar no último mês e deixou os fãs malucos.

A banda liderada por Courtney Love fez sucesso nos anos 90 durante a era Grunge, com discos como Live Through This (1994) e Celebrity Skin (1998) na bagagem. Após um retorno em 2010 com nova formação e um novo disco, o grupo acabou mais uma vez.

Apesar do ensaio, não há nada realmente confirmado sobre uma reunião.

9Rancore

O único grupo nacional dessa lista, já que nos últimos anos tivemos tantos retornos aqui no Brasil.

O Rancore foi formado em 2001 e se tornou uma das bandas mais aclamadas da cena punk e hardcore de São Paulo. O grupo chegou ao fim em 2014 após o lançamento de Seiva (2011), voltando em 2017 apenas para uma turnê.

Deixou saudades em toda uma geração!

8Sonic Youth

Este é especial de uma forma não tão legal, já que o Sonic Youth chegou ao fim aqui no Brasil.

Como conta a vocalista Kim Gordon em sua autobiografia, foi uma briga antes do show da banda no festival SWU de 2011 que colocou uma pedra na história do grupo. Ela também se divorciou de Thurston Moore, seu marido e colega de banda.

O último disco deles é The Eternal (2009) — e a gente bem queria que o Sonic Youth fosse eterno mesmo!

7Fugazi

Olha aí o Ian MacKaye aqui de novo!

Após o Minor Threat, o músico americano se dedicou de corpo e alma ao seu novo projeto no Punk, o lendário Fugazi. Assim como a primeira, essa banda também foi histórica para o estilo, influenciando diversos outros grupos.

O Fugazi acabou ficando mais tempo na ativa e lançando uma série de discos, com o último sendo The Argument, de 2001. Dois anos depois, a banda chegaria ao fim.

6Them Crooked Vultures

Mais um que não deu nem tempo de a gente curtir direito foi o supergrupo Them Crooked Vultures.

A banda era composta por Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana), Josh Homme (Queens of the Stone Age) e John Paul Jones (Led Zeppelin) — com Alain Johannes como membro adicional nos shows.

Os caras lançaram apenas um disco homônimo em 2009 e chegaram ao fim em 2010. Grohl já disse que as possibilidades existem, mas ao que tudo indica, nada está previsto até agora.

5The White Stripes

Ai, que saudades do White Stripes!

Uma das duplas mais icônicas da história da música, Jack White e Meg White começaram em 1997, mas se consagraram mesmo no início dos anos 2000. “Seven Nation Army”, uma das músicas mais famosas do mundo inteiro, chegaria apenas em 2003 com o disco Elephant.

Após mais alguns discos de estúdio, o par se separou em 2011 e nunca mais voltou. Clique aqui para ler a história do último show do grupo. Vale lembrar que Jack White vem ao Brasil neste mês com o The Raconteurs saiba mais aqui!

4Led Zeppelin

Com certeza a banda mais lendária dessa lista e que também já deu o ar da graça algumas vezes depois de chegar ao fim.

O Led Zeppelin começou sua história lá em 1968, e sua formação clássica consistia de Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones. Bonham se foi em 1980 e, com isso, o grupo deu adeus.

Algumas reuniões aconteceram nos anos 1985, 1988, 1995 e a mais recente em 2007, em um show que virou DVD.

Vamos agilizar mais um?

3Silverchair

O Silverchair começou ainda muito jovem, com seus integrantes no meio da adolescência quando a banda estourou nos anos 90.

Fazendo parte do movimento Grunge e também do Rock Alternativo, a banda liderada por Daniel Johns lançou grandes discos como Frogstomp (1995), Freak Show (1997) e Neon Ballroom (1999) — os últimos foram Diorama (2002) e Young Modern (2007).

O grupo chegou ao fim em 2011 e, hoje, os integrantes seguem carreira solo. Faz muita falta!

2R.E.M.

O R.E.M. nos deixou em 2011 após uma belíssima carreira de 31 anos.

Ao todo, a banda liderada por Michael Stipe lançou 15 discos de estúdio e rodou o mundo com seus shows. Entre os hits do grupo estão “Losing My Religion”, “Everybody Hurts”, “Shiny Happy People” e várias outros. O último disco é Collapse into Now, de 2011.

Neste ano, o frontman finalmente anunciou sua carreira solo, com um single novo — veja por aqui.

1Oasis

Não poderia faltar, né?

Mesmo há 10 anos inativo, o Oasis continua dando o que falar e sendo uma das maiores bandas de Rock do mundo. A polêmica banda dos irmãos Gallagher chegou ao fim em 2009 após — adivinha… — uma briga de Noel e Liam.

O grupo havia lançado em 2008 o disco Dig Out Your Soul, que o levou em uma direção mais experimental do que de costume.

Hoje, Noel e Liam seguem em carreira solo e estão muito bem, obrigado. O Gallagher mais novo lançou neste ano seu segundo disco, Why Me? Why Not., que vem sendo muito bem elogiado pela mídia.

Mas o povo ainda clama… volta, Oasis!