Rob Cohen em 2012
Foto de Rob Cohen via Shutterstock

Rob Cohen, diretor de Velozes e Furiosos, foi acusado de abuso sexual pela sua filha, Valkyrie Weather.

Usando seu perfil no Facebook, a filha mais velha de Rob publicou um texto contundente e emocionante, dizendo que sofreu os abusos quando tinha apenas dois anos de idade, e que se recuperou após o processo de transição de gênero e depois de contar com terapia e ajuda de pessoas próximas.

Você pode ler a declaração de Weather logo abaixo:

Meu nome é Valkyrie Weather, nascida Kyle Cohen, a criança mais velha e filha transgênero do produtor/diretor Rob Cohen (Velozes e Furiosos, xXx, No Olho do Furacão e vários outros). Quando eu era muito jovem, Rob usou meu corpo para a sua gratificação sexual. A minha mãe testemunhou um desses ataques quando eu tinha entre dois e dois anos e meio, e desde então confirmou o que viu. O fato me custou muito mais do que eu poderia expressar aqui. Rob também estuprou pelo menos uma outra mulher enquanto ela dormia. Eu sei disso porque ele ocasionalmente contava essa história como uma piada. Provavelmente em uma tentativa de me transformar no filho heterossexual que ele queria que eu fosse, Rob me levou para ver prostitutas e puteiros na Tailândia e na República Tcheca começando quando eu tinha entre 13 e 14 anos. Através da terapia e do apoio das pessoas próximas, eu não sinto mais que devo qualquer tipo de lealdade a esse homem. E graças ao movimento #MeToo, eu encontrei as forças para me pronunciar. Mesmo que Rob muito provavelmente escape de qualquer justiça criminal, eu demando que a minha história seja ouvida. Eu não estou procurando restituição financeira e não tenho uma carreira a promover. A minha maior esperança é que outras pessoas que tenham sido machucadas por Rob Cohen sintam que também possam falar.

Transição e traumas

Após a declaração, Weather, 32 anos de idade, falou a respeito com o Hollywood Reporter, e disse que as lembranças sempre a perseguiram durante sua vida. Foi no momento em que passava pela transição de gênero que ela passou a observar vários aspectos de sua vida e do seu passado, e conversou com a sua mãe, que confessou ter visto o abuso.

Após a declaração da mãe, ela foi atrás do pai e ele teria negado as acusações dizendo que a ex-companheira é “psicótica”.

Resposta

Em declaração oficial, Rob Cohen também declinou todas as acusações:

Isso é extremamente doloroso. Minha amada criança me acusou da coisa mais terrível que se possa imaginar. Saber que isso é uma mentira categórica já dói o suficiente. Ter que escrever isso e dizer que a minha criança não está contando a verdade é de partir o coração. Eu espero e rezo para que um dia a minha criança perceba que não importa o que qualquer um diga ou tente lhe convencer, isso é mentira e inimaginável.

Quando a mãe de Valkyrie (Kyle na época) e eu nos divorciamos, ela me acusou de muitas coisas durante os processos de custódia, incluindo uma acusação similar a essa. Após um longo julgamento, o psiquiatra apontado pela corte me deu custódia completa, mesmo com essas falsas acusações. Depois disso a minha ex-mulher recorreu, e após outro longo julgamento, me deram a custódia completa novamente. Nessa época Kyle tinha cerca de 14 anos de idade, e quando perguntado sobre onde gostaria de morar, disse que era comigo.

Recentemente a minha criança escolheu viver a vida dela de forma autêntica e fazer a transição para a mulher que é hoje. Quando ela me escreveu a respeito, eu disse que ela teria todo meu amor e apoio, bem como falei sobre quão bela e corajosa eu acho que ela é. Eu guardei esses e-mails, bem como tenho guardadas várias coisas que têm a ver com meus filhos. Eu vou continuar apoiando qualquer um de meus filhos ou filhas e irei encorajá-los para que sejam eles mesmos. Eu nunca estuprei ninguém. Eu sei que já fui casado várias vezes, mas isso é porque eu me apaixono e ainda acredito na instituição do casamento e da família. Sou abençoado por ter crianças incríveis e Deus é minha testemunha de que eu nunca machuquei nenhuma delas. Eu posso não ter sido um marido perfeito. Eu sou, como todos somos, uma pessoa e um pai que comete erros pelo caminho, mas jamais iria machucar quaisquer de minhas crianças, ou qualquer outra criança.

Estou completamente desolado no momento. Eu tenho certeza de que a minha filha Valkyrie também está sentido suas dores. Eu rezo para que ela saiba a verdade e que um dia no futuro todos possamos nos unir novamente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!