Alfonso Cuarón no Globo de Ouro 2019
Foto de Alfonso Cuarón via Shutterstock

Vencedor do Globo de Ouro por Roma, o diretor Alfonso Cuarón não escondeu a insatisfação com uma pergunta em entrevista depois da premiação.

Questionado por um jornalista sobre a suposta “morte do cinema independente” após o crescimento de serviços de streaming, Cuarón defendeu a Netflix – que lançou Roma em dezembro de 2018.

“Minha pergunta para você é: quantos cinemas você acha que passariam um filme mexicano, em preto e branco, falado em espanhol e mixteco, que é um drama sem grandes estrelas? Quão grande você acha que seria uma lançamento convencional?”, esbravejou o diretor.

“Não foi um lançamento estrelar… o filme estreou um mês atrás e ainda está rolando. Isso é raro para um filme estrangeiro. Acho que é injusto você perguntar isso,” continuou Cuarón.

Por que você não pega a lista de filmes estrangeiros desse ano e compara com os lançamentos comerciais e por quanto tempo eles são exibidos. Veja quantos estão sendo exibidos em 70mm.

Roma, filme de Alfonso Cuaron na Netflix
Foto: Netflix

Alfonso Cuarón e Roma

O diretor mexicano vem sendo questionado com frequência se é melhor assistir a Roma nos cinemas ou em casa. Ele costuma enfatizar a importância de ambos, dizendo que “é claro que a experiência de ir ao cinema é diferente, mas quem assiste em casa tem o mesmo impacto emocional”.

Para Alfonso Cuarón, é esse tipo de disputa que atrapalha. “A discussão entre Netflix e outras plataformas deveria acabar. Todos deveriam se juntar e perceber que, seja o que for o que estejam fazendo, está machucando o cinema,” disse.

Agora, é inquestionável que há todos esses diretores, diretores interessantes, fazendo filmes em diferentes plataformas porque elas não têm medo de fazê-los. E assim como Roma, espero que muitos outros tenham o sucesso nos lançamentos nos cinemas e até mais do que eu tive.

Roma foi lançado tanto nos cinemas quanto na Netflix nos Estados Unidos. O sucesso rendeu os Globos de Ouro de Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro.

LEIA TAMBÉM: Veja a lista completa de vencedores do Globo de Ouro

https://www.youtube.com/watch?v=ICR6YvcyyJc&t=6s

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!