Jota Jr - Desculpe Por Ser Negro
 

Conhecido por seus vídeos que viralizaram na internet abordando questões sociais e políticas, Jota Jr é gari e rapper e faz de sua vida uma bandeira na luta por mudanças sociais. Essa postura fica clara em “Desculpe Por Ser Negro”, seu primeiro single em parceria com a Tudubom Records (Filipe Ret, MãoLee).

O vídeo traz uma recriação cinematográfica dos tempos da escravidão. Após uma tentativa de fuga, um dos escravos morre e acaba despertando nos dias atuais, em pleno Cais do Valongo, no centro do Rio. Debatendo o racismo estrutural e a dívida social, a canção foi escrita a partir de um vídeo feito pelo rapper.

“Essa música surgiu a partir de um vídeo que fiz para o meu canal Fala Tu Gari, chamado ‘Mimimi’, no qual eu falo sobre a realidade diferente que é ser negro no Brasil e não ser, comparando uma formatura de uma turma de médicos que era toda de brancos com uma de garis, com todos negros. Esse vídeo me despertou para essa realidade de que precisamos falar sobre isso pois tem pessoas que realmente não conseguem entender que o Brasil é um país racista,” conta Jota.

O vídeo citado por ele é um dos vários que viralizaram nas redes sociais, chegando num total de dezenas de milhões de visualizações, sempre com uma linguagem direta, dialogando com o povo sobre questões sérias. Pela primeira vez, Jota transpõe essas temáticas para suas composições em “Desculpe por ser negro”.

Esse é o primeiro lançamento do Jota Jr com a Tudubom Records.  Entre seus artistas mais renomados estão Filipe Ret, Mãolee, Pan Mikelan, Thiago Anezzi e projeto Coreto. Jota lançará seu disco pelo selo.

Confira o clipe e alguns vídeos de Jota abaixo: